Home / Cultura / Domingo de Aleluia é sinónimo de fé e devoção ao Divino Espírito Santo na Vila das Velas (c/áudio)
Domingo de Aleluia é sinónimo de fé e devoção ao Divino Espírito Santo na Vila das Velas (c/áudio)

Domingo de Aleluia é sinónimo de fé e devoção ao Divino Espírito Santo na Vila das Velas (c/áudio)

Domingo de Páscoa é sinónimo de grande tradição na Vila das Velas. Os quatro Impérios da Vila continuam a celebrar o chamado Domingo de Aleluia e há massa sovada, queijo e vinho para toda a gente.

Caso para dizer que estão abertas as grandes Festividades do Divino Espírito Santo e da Santíssima Trindade nas Velas.

São oito horas em ponto quando os irmãos do Império do Bairro da Conceição levantam o chamado Pau de Aleluia. Hasteiam a bandeia e o foguete vai para o ar.

Logo a seguir é tocado o sino, está na hora de o mordomo da festa da Santíssima Trindade deste ano começar a servir a massa sovada, o queijo e o vinho.

Uma tradição repleta de simbolismo e que mesmo com o passar dos anos se vai mantendo e que representa acima de tudo a alegria e a fé, de acordo com Cristina Alvernaz, Presidente do Império do Bairro da Conceição.

Este Império celebra a sua festa no fim-de-semana da Trindade com o tradicional arraial e o mordomo dá a coroação e as sopas do Divino Espírito Santo.

Situação semelhante acontece no chamado Império do Canto, mas um fim-se-semana antes, quando é celebrada a festa do Divino Espírito Santo.

Tal como manda a tradição também este domingo o Pau de Aleluia e a bandeira foram para o ar e o Império esteve aberto, pronto a receber toda a gente.

Exceção não é também o Império da Quinta-Feira da Santíssima Trindade, que também este domingo abriu portas à população.

A fechar as Festividades do Espírito Santo acontece o arraial do Império do Livramento que, este ano, conta, precisamente, com 18 mulheres como mordomas da festa. Elvira Borges, que vive intensamente as Festas do Espírito Santo, é uma dessas 18 mulheres, dizendo mesmo que para si “o Espírito Santo é tudo”.

Mesmo que haja sempre alguém a dizer que a tradição já não é o que era, a verdade é que até há lista de espera para poder dar estas Festas do Espírito Santo nos 4 Impérios da Vila das Velas.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top