Home / Politica / Duarte Freitas defende que apoios à Cofaco dependam de nova fábrica no Pico
Duarte Freitas defende que apoios à Cofaco dependam de nova fábrica no Pico

Duarte Freitas defende que apoios à Cofaco dependam de nova fábrica no Pico

O presidente do PSD/Açores defendeu hoje que os apoios públicos que venham a ser concedidos no futuro à conserveira Cofaco na Região devem ficar dependentes do compromisso da empresa de construir uma nova fábrica na ilha do Pico.

“Qualquer apoio [público] que possa ser dado à Cofaco nos Açores deve ser ligado à responsabilidade de construir uma nova fábrica na ilha do Pico e dar emprego a estas pessoas”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após reunir com cerca de uma centena de trabalhadores da Cofaco.

Na ocasião, o líder dos social-democratas açorianos mostrou-se “chocado” com o anúncio do despedimento coletivo de mais de 180 trabalhadores – maioritariamente mulheres – da fábrica da Cofaco na Madalena do Pico.

“Esta é a notícia que esperávamos nunca ter ouvido. É a pior notícia para a economia do Pico em muitos anos. Esta empresa tinha um papel histórico na ilha, empregava 187 pessoas e trouxe muita riqueza ao Pico”, sublinhou.

Duarte Freitas lembrou que os trabalhadores da Cofaco no Pico “não querem subsídios, mas sim o seu posto de trabalho”, e lamentou que a empresa possa a estar a “criar falsas expetativas nas pessoas”.

O presidente do PSD/Açores assegurou que a manutenção dos postos de trabalho é, desde a primeira hora, o objetivo do partido, tendo lembrado a resolução, da autoria dos social-democratas, aprovada por unanimidade no parlamento açoriano em junho passado.

“Para que a proposta que o PSD/Açores apresentou, e que foi aprovada por unanimidade, tenha consequências políticas é fundamental que a nova fábrica [da Cofaco] venha mesmo a existir”, considerou Duarte Freitas.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top