Ultimas
Home / Politica / “Duarte Freitas deve perceber que não deve brincar com a SATA só porque estamos em ano de eleições”, alertou Francisco César
“Duarte Freitas deve perceber que não deve brincar com a SATA só porque estamos em ano de eleições”, alertou Francisco César

“Duarte Freitas deve perceber que não deve brincar com a SATA só porque estamos em ano de eleições”, alertou Francisco César

O Partido Socialista dos Açores lamentou esta sexta-feira que o deputado do PSD, Duarte Freitas, utilize a companhia aérea dos Açorianos para fazer campanha eleitoral.

A posição foi manifestada por Francisco César, que falava na ilha Terceira.

“O PS compreende que estamos a 8 meses de eleições, mas aconselhamos o deputado Duarte Freitas, do PSD, a perceber que não vale a pena brincar com a SATA, porque a nossa companhia aérea vale bastante mais do que isso”, frisou o dirigente socialista.

Francisco César destacou que o relatório do Tribunal de Contas “valida o relatório da Comissão de Inquérito ao Grupo SATA”, porque “chega exatamente aos mesmos números apurados pela Comissão de Inquérito e porque confirma exatamente aquilo que nós sempres dissemos: a SATA teve um papel fundamental no turismo dos Açores; a companhia aérea teve dificuldades que advieram do facto do negócio a nível internacional ter tido penalidades e de ter havido um conjunto de fatores que influenciaram negativamente o seu negócio. Aliás, a Comissão de Inquérito foi muito mais além, apurando os números de forma ainda mais rigorosa”, destacou o socialista.

Francisco César exemplificou com o facto do relatório da Comissão de Inquérito ter analisado a “escolha das frotas e toda a sua rentabilidade, as tarifas para o mercado norte-americano e o ano de 2014, ao passo que o relatório do Tribunal de Contas não inclui este ano”.

Outro exemplo apontado pelo socialista foi o facto da Comissão de Inquérito ter apurado que a “dívida do Governo dos Açores à companhia aérea ter um peso de 5% nos prejuízos da SATA, enquanto que o Tribunal de Contas estima que essa mesma dívida tenha tido um peso global inferior a 4%”.

Francisco César sublinhou que a SATA de hoje é “diferente da de 2013 e 2014”, porque “hoje o Governo dos Açores praticamente já saldou a dívida toda à companhia aérea, temos hoje muitos mais passageiros a voar, a nova administração tem um novo plano de negócios e a SATA está a voar para os Estados Unidos com crescimentos acima dos 10%”.

“O PS/Açores considera absolutamente lamentável que o deputado Duarte Freitas tenha tido o cuidado de olhar para o relatório produzido pelo Tribunal de Contas e tenha procurado utilizar exatamente aquilo que lhe podia permitir trazer algum dividendo eleitoral. O PS não entra nesse jogo”, finalizou o dirigente socialista, Francisco César.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top