Ultimas
Home / Politica / Duarte Freitas garante “diálogo próximo” com agentes do setor da Saúde
Duarte Freitas garante “diálogo próximo” com agentes do setor da Saúde

Duarte Freitas garante “diálogo próximo” com agentes do setor da Saúde

O presidente do PSD/Açores garantiu esta terça-feira que vai estabelecer um “diálogo próximo” com todos agentes do setor da Saúde, alegando que serão “parceiros fundamentais” na melhoria do Serviço Regional de Saúde.

“Será sempre uma preocupação, comigo como presidente do governo, ter um diálogo próximo com a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Médicos e todos os agentes que estão à volta da área da saúde, para que possam contribuir positivamente para atender melhor os açorianos, muitos dos quais com enormes dificuldades no acesso ao Serviço Regional de Saúde”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com a Ordem dos Enfermeiros.

O líder dos social-democratas açorianos manifestou a sua preocupação com o facto de haver cerca de 200 enfermeiros desempregados na Região, bem como muitos “casos de precariedade laboral” na profissão.

“Nos últimos anos, nos Açores, emigraram 128 enfermeiros. Isso deixa-nos muito preocupados porque há uma cadência de formação de cerca de 100 enfermeiros por ano”, sublinhou.

Duarte Freitas referiu igualmente que, segundo a Ordem, o Serviço Regional de Saúde necessita de mais 200 enfermeiros.

“É necessário um esforço, não só para adequar a formação destes profissionais, mas para evitar que possam emigrar, porque são formados nos Açores, e para prover o Serviço Regional de Saúde com os enfermeiros necessários, efetivamente e não em termos de precariedade”, disse.

Para o presidente do PSD/Açores, estes são “passos fundamentais” para que os cuidados de saúde “possam ser melhorados” na Região.

“Há muitos enfermeiros, médicos e auxiliares a fazer um extraordinário trabalho para servir bem os utentes. Mas face aos erros cometidos em termos políticos continua a haver muitos açorianos à espera de uma cirurgia ou de uma consulta”, frisou.

Duarte Freitas acrescentou que, com um governo regional do PSD/Açores, a Ordem dos Enfermeiros vai ser “parceiro fundamental” na definição das políticas de saúde e no trabalho necessário para “melhorar a prestação de cuidados de saúde aos açorianos”.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top