Duarte Freitas garante que os especialistas vão regressar às ilhas sem hospital

 

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo garantiu esta terça-feira “que será retomada a deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital nos Açores, de uma forma regular”.

Duarte Freitas falava após reunir com os responsáveis pelo Centro de Saúde de Santa Cruz das Flores, sublinhando que “um governo do PSD vai efetivamente retomar a deslocação dos médicos especialistas a estas ilhas, em vez dos utentes se deslocarem às unidades de saúde e hospitais”.

Mas o líder do PSD/Açores lembrou igualmente “que a implementação da Portaria nº58 de 2015 não está a ser respeitada”, recordando que a mesma “indica prazos máximos para que os utentes sejam atendidos, advindo daí os apoios para eventuais deslocações”.

“Para tal, tem de ser conhecido, com transparência, o tempo máximo de resposta em cada um dos três hospitais da Região, no que às consultas, exames e cirurgias diz respeito, dando assim a hipótese aos utentes de escolher livremente onde querem ser atendidos”, defende.

Segundo o candidato social democrata, “a diferença na deslocação de um doente, nestes moldes, das Flores ao Faial, à Terceira ou a São Miguel não tem um custo substancial em termos de erário público, qualquer que seja a unidade saúde escolhida. Não existe uma sobrecarga para o orçamento da Região, atendendo ao preço das passagens aéreas”, garantiu.

Sobre a greve dos Enfermeiros em curso Duarte Freitas acusou o presidente do Governo Regional de “não ser de confiança. É alguém que, desde 2012, devia estar a pagar o que se comprometeu. Não é de confiança quem passa quatro anos sem responder positivamente ao compromisso firmado com os enfermeiros”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta