Home / Politica / Duarte Freitas propõe programa de desenvolvimento de novos produtos lácteos
Duarte Freitas propõe programa de desenvolvimento de novos produtos lácteos

Duarte Freitas propõe programa de desenvolvimento de novos produtos lácteos

 

O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, garantiu hoje que vai criar um programa de investigação e desenvolvimento” de novos produtos lácteos, de modo a “valorizar o excelente leite” produzido na Região.

“Vou criar um programa de investigação e desenvolvimento para apoiar a indústria [de laticínios] para que se criem, testem e coloquem no mercado novos produtos. É assim que se vai valorizar o excelente leite que os produtos açorianos produzem”, afirmou Duarte Freitas, no plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, durante uma interpelação ao governo regional sobre agricultura.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que este programa visa “incentivar a indústria” na criação de novos produtos, em parceria com “entidades com ‘know-how’ nesta área, “desde universidades a empresas”.

“Este será um incentivo para que a indústria possa estudar, investigar, promover, desenvolver e pôr no mercado produtos açorianos de valor acrescentado. É isso que está a faltar”, sublinhou.

Duarte Freitas referiu que esta é apenas mais uma das muitas propostas que o PSD/Açores já apresentou para a fileira do leite, tendo a maioria sido rejeitada pela maioria socialista.

“Nos últimos anos o PSD/Açores apresentou 43 propostas relativas à agricultura e, em concreto, ao setor do leite. Dessas 43 propostas, 33 foram chumbadas pelo PS”, lembrou.

O líder dos social-democratas açorianos lembrou que uma dessas propostas, apresentada em 2006, foi a recomendação ao governo regional para que estudasse o impacto na economia das Região da abolição do sistema de quotas leiteiras.

“Essa proposta foi chumbada pelo PS. Isto foi na altura em que não queriam reconhecer o problema [do fim das quotas leiteiras] e em que diziam que o então deputado europeu Duarte Freitas era um alarmista. Isto mostra quem é que desvalorizou o problema”, disse.

Duarte Freitas lembrou ainda que o presidente do governo regional, Vasco Cordeiro, tentou nos últimos anos “passar a ideia de que estava tudo preparado para o fim das quotas leiteiras e que não haveria problema nenhum”.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top