Home / Politica / Duarte Freitas propõe soluções para a crise do leite e da carne
Duarte Freitas propõe soluções para a crise do leite e da carne

Duarte Freitas propõe soluções para a crise do leite e da carne

 

O presidente do PSD/Açores considerou hoje “essencial a realização de ações de promoção da carne e do leite açorianos em novos mercados, mas também junto do mercado nacional”.

Duarte Freitas falava à comunicação social após uma visita à queijaria “O Morro”, na ilha do Faial, onde lamentou “a falta de ação por parte do executivo regional, que procura desculpas em vez de procurar soluções para ajudar os agricultores açorianos a vencer as dificuldades que vivem”.

Nesse sentido, o líder social democrata defendeu a realização imediata “de grandes ações de promoção junto dos consumidores, mas também de ações concretas junto dos grandes distribuidores nacionais e internacionais e pontos de venda premium/gourmet”.

“Conjugando a promoção junto dos consumidores e ações concretas com os distribuidores, será possível ajudar a esgotar os stocks atualmente existentes no leite e na carne”.

“O setor primário representa quase 9% do Valor Acrescentado Bruto dos Açores, mais do triplo da média nacional e representa cerca de 13% do emprego” lembrou, salientando que “direta e indiretamente, mais de metade da população dos Açores está ligada de alguma forma à agricultura e à pecuária”.

Duarte Freitas considera que a carne, o leite e seus derivados dos Açores “têm de sair do ciclo de esmagamento de preços a que estão submetidos. E o governo regional tem de apoiar os produtores”.

O presidente do PSD/Açores garantiu que, se for eleito presidente do governo regional, va desenvolver “um verdadeiro programa de apoio ao sector agrícola, juntando a investigação e o desenvolvimento para a criação de novos produtos. Novos produtos que possam ganhar novos mercados e obter mais valias para os Açores”.

“O sector agrícola é muito importante na economia açoriana e na vida e rendimento das famílias açorianas”, disse Duarte Freitas, lamentando que “nos últimos 20 anos não se tenha notado qualquer estratégia que valorize aquela que é uma das nossas principais riquezas. É tempo de passar das palavras e dos discursos aos actos”, concluiu.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top