Duarte Freitas quer edifícios públicos com melhores acessibilidades

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo comprometeu-se hoje a garantir que os edifícios públicos tenham melhores acessibilidades para cidadãos portadores de deficiências, idosos, grávidas e pais com crianças.

“Vou trabalhar para garantir que todas as instalações e edifícios públicos tenham um design universal e inclusivo em que se eliminem barreiras arquitetónicas, facilitando assim a mobilidade a cidadãos portadores de deficiências, idosos, grávidas e pais com crianças”, afirmou Duarte Freitas, após uma visita à delegação dos Açores da Raríssimas – Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras.

O líder dos social-democratas açorianos salientou que pretende que em todos os edifícios e meios de transporte públicos, instalações escolares e do Serviço Regional de Saúde sejam instalados elevadores, pisos antiderrapantes e rampas, “sensibilizando que essas mesmas práticas sejam adotadas no domínio privado”.

Outra das propostas de Duarte Freitas para promover a inclusão é “aumentar os lugares de estacionamento para pessoas com deficiências nos edifícios destinados à administração pública regional e local e nas paragens de autocarros nas vias públicas”.

O candidato do PSD/Açores a presidente do governo propõe igualmente a instalação de “sinais sonoros junto a passadeiras, em zonas muito movimentadas, que alarmem os peões para parar ou seguir e até mesmo regular os limites de velocidade nessas áreas, ou a inclusão de lombas como sinais de pré-aviso”.

O líder dos social-democratas açorianos comprometeu-se também a assegurar a existência de sinalética em Braille e formatos de fácil leitura e compreensão nos edifícios e outras instalações abertas ao público.

Promover a mobilidade inter-ilhas é outro dos objetivos de Duarte Freitas, baixando os preços das tarifas, com garantia de lugar, e aumentando o limite de bagagem nos transportes aéreos, marítimos e terrestres para pessoas portadoras de deficiência e para famílias numerosas.

“Estes são direitos dos açorianos e têm de ser uma prioridade de quem governa. Quero uns Açores inclusivos. Os Açores são para todos.

GI PSD Açores/RL Açores

Deixe uma resposta