Home / Politica / Duarte Freitas quer salvaguardar postos de trabalho e rede de balcões do Banif
Duarte Freitas quer salvaguardar postos de trabalho e rede de balcões do Banif

Duarte Freitas quer salvaguardar postos de trabalho e rede de balcões do Banif

O presidente do PSD/Açores defendeu esta terça-feira que a salvaguarda de todos os postos de trabalho do Banif e a manutenção da rede de balcões na Região deve ser objeto de um “acompanhamento próximo” na sequência da compra do banco pelo Santander Totta.

“Subsistem ainda algumas preocupações relativas à presença do anterior Banif em todas as ilhas e concelhos dos Açores. Havia uma presença de proximidade muito relevante. Esta é uma matéria que teremos que seguir com atenção, devendo também ser assegurada a garantia de que serão mantidos os recursos humanos afetos até agora à instituição”, afirmou Duarte Freitas, em declarações aos jornalistas, após uma reunião com dirigentes do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas.

O líder dos social-democratas açorianos mostrou-se igualmente preocupado com a manutenção da “presença histórica” do Banif na diáspora açoriana, designadamente nos Estados Unidos da América e Canadá, tendo considerado que existe uma “confiança que não pode ser ferida”.

Duarte Freitas salientou que o património do Banif que existe “em termos históricos, económicos e sociais” no arquipélago, bem como do antigo Banco Comercial dos Açores, deve ser mantido.

Relativamente à solução que foi encontrada para o Banif, o presidente do PSD/Açores destacou a importância de terem sido protegidos os clientes e depositantes, lembrando que o banco detinha cerca de um terço da atividade bancária do arquipélago.

O líder dos social-democratas açorianos defendeu ainda ser fundamental a realização de uma auditoria externa para apurar o que realmente se passou no Banif, bem como a criação de uma comissão de inquérito.

Para Duarte Freitas, “é importante aprofundar e conferir todos os contornos” do que se passou no Banif.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top