Duarte Moreira defende em Bruxelas medidas de proteção dos produtores leiteiros Açorianos

“Os produtores leiteiros dos Açores devem ser compensados pelos impactos negativos do fim do regime de quotas leiteiras, através do reforço do envelope financeiro do POSEI e da criação de mecanismos de regulação do mercado”, defendeu Duarte Moreira, no Parlamento Europeu.

O deputado socialista, coordenador do Grupo Parlamentar do PS/Açores para o setor leiteiro, participou esta terça-feira na audição da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu sobre as “Medidas do Pacote do Leite e Perspetivas para o Futuro do Setor Leiteiro”, bem como numa série de encontros e reuniões acerca do fim do regime de quotas leiteiras, a convite do eurodeputado socialista, Ricardo Serrão Santos.

Para Duarte Moreira, “os produtores Açorianos devem ser alvo de uma atenção especial, à luz do Tratado das Regiões Ultraperiféricas, com economias particularmente débeis no contexto internacional”.

O deputado socialista esteve também presente na reunião da Delegação Parlamentar do PS, que juntou os eurodeputados Carlos Zorrinho, Maria João Rodrigues, Ana Gomes, Pedro Silva Pereira e Ricardo Serrão Santos.

Em Bruxelas, o socialista Açoriano marcou presença em encontros que reuniram o European Milk Board (Painel Europeu do Leite) e a European Dairy Association (Associação Europeia de Lacticínios).

Esta quarta-feira, Duarte Moreira participou numa reunião com os representantes do Governo da República que acompanham a agricultura junto do Conselho de Ministros em Bruxelas com a REPER (Representação Permanente de Portugal em Bruxelas), onde recordou que o “sistema de quotas leiteiras foi vital para o desenvolvimento da produção leiteira dos Açores, permitindo a manutenção de rendimento dos seus produtores, mas melhorando também a eficiência produtiva e da qualidade das explorações, a diversificação da oferta e da notoriedade dos produtos Açorianos alicerçados na Marca Açores”.

Em Bruxelas esteve ainda presente o Presidente da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa dos Açores, Francisco César e vários representantes do setor leiteiro Açoriano, como as associações agrícolas de São Miguel e da Terceira, a Bel, a Pronicol, a Lactaçores e a Insulac.

GI PS Açores

Deixe uma resposta