Home / Politica / “É essencial um grupo de trabalho que acompanhe o fim do regime de quotas leiteiras”, considerou Renato Cordeiro
“É essencial um grupo de trabalho que acompanhe o fim do regime de quotas leiteiras”, considerou Renato Cordeiro

“É essencial um grupo de trabalho que acompanhe o fim do regime de quotas leiteiras”, considerou Renato Cordeiro

O PSD/Açores considerou esta quinta-feira “essencial” o acompanhamento, por parte da Comissão de Economia da Assembleia Regional, “do fim do regime de quotas leiteiras”, congratulando-se com “a criação, por proposta do nosso grupo parlamentar, de um grupo de trabalho que, com a participação de todos os intervenientes no setor agrícola, irá ajudar a enfrentar uma nova realidade”, disse o deputado Renato Cordeiro.

Segundo o social-democrata, o fim do regime de quotas leiteiras “não é só um problema da lavoura, é um problema da Região. Trata-se do maior setor exportador e empregador, de forma direta e indireta, nos Açores. E temos que ser responsáveis por todo o investimento realizado e o respetivo retorno”, referiu.

“Acreditamos na capacidade de adaptação de todo o setor, mas vai haver um período de dúvidas e incertezas, onde o entendimento entre a produção, a indústria e a comercialização terá de ser incentivado e discutido. A bem da Região”, frisou Renato Cordeiro.

“Mesmo que o POSEI possa minimizar o impacto do fim das quotas, não está previsto qualquer reforço do envelope financeiro que se aproxima. Teremos de impor, à União Europeia, a responsabilidade na regulação dos mercados, evitando que as regiões mais periféricas percam independência económico-financeira”, alertou o deputado.

“Há investimento feito neste setor a todos os níveis mas, perante a sua dimensão e importância, espera-se sempre mais. Para além dos caminhos, da água, da luz e das infraestruturas, o setor precisa de uma linha condutora, onde se analisem as tendências de consumo, os mercados, a distribuição, a indústria e a produção”, concluiu Renato Cordeiro.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top