Home / Politica / “É urgente definir quando o custo da produção de leite está acima do que é pago ao produtor”, considera António Ventura
“É urgente definir quando o custo da produção de leite está acima do que é pago ao produtor”, considera António Ventura

“É urgente definir quando o custo da produção de leite está acima do que é pago ao produtor”, considera António Ventura

O PSD/Açores considerou hoje que é urgente definir “quando o custo de produção de um litro de leite está acima do preço pago ao produtor. Essa é uma caracterização que deve ser feita por ilha, e que é essencial numa Região ultraperiférica e desfavorecida como a nossa”, disse o deputado António Ventura.

Num requerimento enviado à Assembleia Legislativa, o social democrata quer que o governo regional esclareça o setor sobre “o acompanhamento que faz da evolução do preço do leite pago ao produtor”, solicitando à tutela essa descriminação por ilha “sempre que o preço do leite pago pela indústria esteja abaixo dos custos necessários à sua produção”, adianta.

“Que medidas estão previstas quando os custos de produção do leite nas explorações estiverem acima do preço pago ao produtor?”, questiona o deputado, lembrando que “a continuada descida do preço do leite pago à produção e o aumento do preço dos principais fatores de produção são dados adquiridos na realidade açoriana”.

António Ventura recorda que, em abril, o Parlamento Regional aprovou, por unanimidade, uma iniciativa do PSD/Açores, “visando uma intervenção que compensasse o rendimento dos produtores face à continuada descida do preço do leite, principalmente em regiões desfavorecidas e ultraperiféricas. Da mesma forma, importa estabelecer na União Europeia mecanismos de regulação da oferta”, defende.

“O fim recente do sistema de quotas leiteiras está a ter repercussões negativas sobre o rendimento dos produtores de leite dos Açores, assim como junto das indústrias transformadores e, genericamente, sobre a economia de toda a Região, daí a importância de haver dados concretos sobre toda a cadeia do setor do leite”, reforça o parlamentar.

“Sem estes e outros dados, a bovinicultura de leite continua a ser um setor sem acompanhamento e sem planeamento estratégico nos Açores”, critica António Ventura, frisando que, “essa ausência de conhecimento provoca, desde logo, dificuldades na implementação de políticas agrícolas e na correta reivindicação que pode acontecer junto das instituições europeias”.

“O governo regional não pode continuar a governar às cegas, pois essa atuação tem trazido prejuízos para os Açores”, conclui o deputado social democrata.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top