Home / Destaque / Em Dia Internacional do Voluntariado, Secretário Regional da Saúde entrega Moto 4 aos Bombeiros Voluntários da Calheta (c/áudio)
Em Dia Internacional do Voluntariado, Secretário Regional da Saúde entrega Moto 4 aos Bombeiros Voluntários da Calheta (c/áudio)

Em Dia Internacional do Voluntariado, Secretário Regional da Saúde entrega Moto 4 aos Bombeiros Voluntários da Calheta (c/áudio)

O Dia Internacional do Voluntariado ficou também marcado em São Jorge com a entrega de uma Moto 4 aos Bombeiros Voluntários da Calheta.

Este veículo vem, assim, facilitar a prestação de socorro a algumas zonas daquele concelho de difícil acesso para os bombeiros, sendo esta a primeira Associação Humanitária da região a receber um veículo deste tipo.

O Comandante daquela Corporação, Rui Bettencourt, mostrou-se muito satisfeito com mais este meio operacional ao dispor dos Bombeiros daquele concelho.

Os Bombeiros daquele comando fizeram ainda uma demonstração, simulando uma prestação de socorro com o auxílio da nova moto 4 que conta com um atrelado também todo equipado que permite o transporte de uma vitima.

Já o Secretário Regional da Saúde que entregou o novo veículo, considerou prioritária a atribuição deste meio especial de socorro aos bombeiros da Calheta, pelas características orográficas do terreno, nomeadamente a dificuldade de acesso às fajãs, muito utilizadas por residentes e turistas.

Esta nova viatura de socorro permite a projeção de uma equipa de socorro diferenciada em locais de difícil acesso, garantido uma rápida e eficaz abordagem primária à vítima, bem como capacitar a mesma equipa para uma extração e transporte, em condições de segurança e manutenção do socorro em simultâneo.

O investimento de cerca de 20 mil euros nesta Moto4 de Socorro é inovador nos Açores, mas também a nível nacional, no que respeita à componente do atrelado de salvamento, sendo o resultado de uma solução técnica desenvolvida entre o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e o fabricante nacional.

Liliana Andrade/RL Açores/GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top