Home / Destaque / Em Dia Maior do Concelho das Velas Emigração leva a falar com o coração (c/áudio)
Em Dia Maior do Concelho das Velas Emigração leva a falar com o coração (c/áudio)

Em Dia Maior do Concelho das Velas Emigração leva a falar com o coração (c/áudio)

Esta terça-feira, dia 23 de abril, assinalou-se o Dia Maior do Concelho das Velas, feriado municipal, dia do Padroeiro São Jorge. Após um dia repleto, com a Entronização de Novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge e a Missa e Procissão em honra de São Jorge chegou a altura Sessão Solene deste Dia Maior.

Foi nos Paços do Concelho das Velas que Luís Silveira decidiu falar da emigração através do coração, não levando um discurso escrito como tem feito. Assim, o presidente da autarquia falou sobre aquele que é o sentimento de um emigrante que pensa um dia voltar à sua terra, realçando aqueles que são os aspetos positivos da emigração.

O autarca evidenciou ainda o trabalho dos dois emigrantes regressados à sua terra natal, Germano Matos dos Santos e Nelson Ponta Garça, que foram homenageados com a Medalha de Prata do Município das Velas.

O autarca falou ainda sobre a saudade que advém da emigração e da busca por uma vida melhor.

Esta sessão Solene deveria ter sido presidida pelo Cônsul Honorário de Portugal na Florida que, por motivos de força maior, não pôde estar presente.

Por outro lado, em representação do Governo Regional dos Açores esteve então presente Paulo teves, o Diretor Regional das Comunidades, que falou no orgulho em ser açoriano, e no orgulho que é para os emigrantes levarem mais longe o nome dos Açores.

Paulo Teves que salientou ainda aquelas que são as “décimas ilhas” espalhadas pelo mundo.

Emigração é o tema deste ano das Festas de São Jorge que terminam esta quinta-feira, dia 25 de abril.

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©CMV

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top