Home / Politica / “Encerramento do curso de gestão na Terceira afeta a tripolaridade”, considerou Nuno Meneses
“Encerramento do curso de gestão na Terceira afeta a tripolaridade”, considerou Nuno Meneses

“Encerramento do curso de gestão na Terceira afeta a tripolaridade”, considerou Nuno Meneses

“O encerramento do curso de gestão no polo da ilha Terceira causa ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista uma preocupação não só com os alunos, mas também o receio de que se verificasse um esvaziamento do polo de Angra. Nesse sentido a tripolaridade da Universidade dos Açores não beneficia em nada, neste processo”, afirmou Nuno Meneses.

O deputado socialista falava esta terça-feira na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Nuno Meneses lembrou que já em julho de 2014 o Grupo Parlamentar do PS requereu uma audição do Reitor da Universidade dos Açores para “manifestar a sua preocupação em relação aos alunos que frequentam o curso de gestão no polo de Angra do Heroísmo, bem como o receio que os próprios alunos sentiam, por ser posta em causa a credibilidade da sua licenciatura”.

“Se por um lado o fecho do curso resulta numa perda para a afirmação do polo de Angra no seio da tripolaridade, revela-se também problemática para os alunos que viram nessa possibilidade uma via para a sua formação superior”.

Nuno Meneses explicou que, na ótica do PS, a “abertura do curso deve cumprir todos os preceitos de acreditação previstos na lei”, para que “nunca fique em causa a credibilidade e a qualidade da formação na academia Açoriana”.

O parlamentar socialista recordou que a “Universidade dos Açores é tutelada pelo Governo da República e é este que deve garantir o financiamento necessário ao funcionamento dos seus cursos”, lembrando que o “Orçamento Regional já contempla uma verba de aproximadamente 350 mil euros por ano para apoio à tripolaridade”.

“A Universidade dos Açores é uma instituição muito importante, não só para a Região, como para o país. Desenvolveu, ao longo dos anos, um know-how único no domínio do Mar, das Pescas e da Agricultura. Defender a Universidade dos Açores é defender o conhecimento em áreas fundamentais para o País e que devem ser salvaguardadas”, concluiu Nuno Meneses.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top