Escola das Velas promove 3ª edição da Iniciativa “EBS de Velas – Escola Dinâmica” (c/áudio)

A Escola Básica e Secundária de Velas promove, no dia 1 de junho, a iniciativa “EBS de Velas – Escola Dinâmica”, uma iniciativa que passa por “abrir a escola de uma forma diferente a toda a comunidade”, como afirmou Rui Moreira, Presidente do Conselho Executivo.

“O dia 1 de junho é o Dia Mundial da Criança, mas simultaneamente é também o Dia da EBS de Velas”, afirmou Rui Moreira em declarações à RL Açores, acrescentando que com esta atividade se pretende demonstrar o trabalho que se faz na escola nas “diversas valências” que desta fazem parte.

Apesar de o ano passado não se ter realizado devido às obras que decorriam na escola, a Iniciativa “EBS de Velas – Escola Dinâmica” já vai na sua 3ª edição e, de acordo com Rui Moreira, “vai ser um dia em cheio, com muitas atividades que vão decorrer das 9h até às 17h”.

A Feira do Livro, Feira dos Minerais, Teatro, Dança, Exposições fazem parte do vasto leque de atividades que a EBS de Velas está a preparar para toda a população que queira visitar a escola neste dia e para todos os alunos desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

O objetivo “é demonstrar que a Escola das Velas é uma escola com um dinamismo bastante grande e promove aprendizagens formais e também não formais que são muito importantes para o sucesso dos nossos alunos”, enalteceu Rui Moreira.

Das diversas atividades que vão decorrer, o presidente do Conselho Executivo destacou o Dia das Profissões e a Feira do “Desenrasca”.

Relativamente ao Dia das Profissões, é organizado pelos professores que coordenam o ensino profissional e os cursos PROFIJ na escola, onde, de acordo com Rui Moreira, “vão mostrar o funcionamento dos cursos profissionais e de PROFIJ e em que convidamos também as restantes escolas da ilha e outras de fora da ilha a estarem presentes para terem o seu espaço e mostrar o que fazem nos seus cursos”. No entanto, devido a questões de transporte, a Escola da Madalena, que tinha sido convidada, não poderá comparecer.

Quanto à Feira do “Desenrasca”, é uma feira organizada há já vários anos “onde quem quiser pode vender produtos típicos ou outros tipos de produtos”, como roupa, calçado ou outras coisas em segunda mão, por exemplo, “numa perspetiva de promover um certo dinamismo económico na escola”.

Ao longo do dia serão distribuídos aos alunos do 1º ciclo os chamados “Almoços e Lanches saudáveis”, numa organização da Equipa de Saúde Escolar.

Rui Moreira espera que este seja uma atividade que “possa proporcionar aos alunos, professores, ao pessoal não docente, aos pais, encarregados de educação e à população em geral um dia diferente na vila e que as pessoas possam vir até à escola assistir a tudo aquilo que temos programado”.

LA/RL Açores

Deixe uma resposta