Home / Politica / Escolas açorianas devem ter “maior poder de decisão”, considera o PSD Açores
Escolas açorianas devem ter “maior poder de decisão”, considera o PSD Açores

Escolas açorianas devem ter “maior poder de decisão”, considera o PSD Açores

O grupo parlamentar do PSD/Açores considerou esta quinta-feira que as escolas devem ter “maior poder de decisão”, garantindo que os projetos educativos se adequem à situação social e económica dos alunos e se obtenham “melhores resultados”.

“Para atingir melhores resultados no que diz respeito à Educação, o PSD/Açores defende que as escolas devem ter um maior poder de decisão. É necessário celebrar contratos de autonomia com as escolas para que os projetos educativos se adequem aos contextos socioeconómicos dos alunos”, afirmou a deputada social-democrata Maria João Carreiro, após uma visita à Escola Secundária das Laranjeiras.

A parlamentar do PSD/Açores salientou que o ensino “não pode ser centrado nos currículos”, mas sim nos alunos, desempenhando os professores um “papel fundamental no processo de formação” dos estudantes.

Segundo Maria João Carreiro, um “bom exemplo” da importância de centrar o ensino nos alunos é a participação de um grupo de estudantes da Escola Secundária das Laranjeiras no programa internacional “Globe”.

O “Globe” é um programa internacional de educação ambiental, em que os alunos participantes recolhem dados científicos, nomeadamente meteorológicos, para aprofundar o conhecimento do planeta. O programa “Globe” é patrocinado pela agência espacial NASA e outras entidades públicas dos Estados Unidos da América.

“É de louvar esta iniciativa desta escola, dos seus professores e dos seus alunos. Viemos testemunhar, com muita satisfação, um caso de um grupo de alunos que estão muitos motivados e, por isso mesmo, empenhados na realização de uma tarefa diária”, sublinhou.

Para a deputada social-democrata, este “é um exemplo demonstrativo do quanto é necessário, e conforme recomendação constante no relatório sobre os resultados dos testes PISA, apostar na melhoria das competências e das atitudes dos alunos para incentivar o empenho, nomeadamente, na ciência ao longo da vida”.

“A escola é a diferença. Para uma melhor qualificação dos jovens açorianos. Para uma economia mais forte. Para melhor emprego. Para que a Região conheça o progresso”, afirmou a parlamentar do PSD/Açores, após a visita dos deputados do partido ao estabelecimento de ensino.

GI PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top