Home / Destaque / Escolas de S.Jorge destacam-se no concurso escolar “A água que nos une”
Escolas de S.Jorge destacam-se no concurso escolar “A água que nos une”

Escolas de S.Jorge destacam-se no concurso escolar “A água que nos une”

O Geoparque Açores, em colaboração com a Direção Regional do Ambiente e com a Comissão Nacional da Unesco, promoveu a terceira edição do Concurso “A agua que nos une”. Na edição de 2014/2015 participaram nove escolas, com 22 trabalhos de 79 alunos de seis ilhas, nomeadamente Corvo, Flores, São Jorge, Graciosa, Terceira e São Moguel, sendo que da ilha de São Jorge a EBS da Calheta e a Escola Profissional conseguiram arrecadar prémios com os trabalhos apresentados.

No “Subtema – Reservas da Biosfera”, na categoria Cartazes, no 2º escalão, foi premiada a Escola Básica e Secundária da Calheta com um trabalho intitulado “A importância das vertentes para as Fajãs”. Um trabalho realizado pelos alunos Fernando Sousa, Leonardo Macedo, Nicole Brasil, Ricardo Ramos, Tiago Sousa e sob a coordenação da professora Isabel Campos.

Referente ao mesmo subtema, mas na categoria de Vídeos e referente ao 3º escalão, a Escola Profissional da Ilha de São Jorge recebeu uma menção honrosa com o trabalho “A Água que nos Une nas Zonas RAMSAR de São Jorge”. O trabalho foi realizado pelos alunos do Curso Técnico de Turismo Adriana Teixeira, António Amaral, Margarida Amaral, Mónica Jesus, Nicole Silveira e sob a coordenação do professor Marco Castanha.

Os vencedores vão receber um prémio monetário no valor de 150 euros, atribuído aos respetivos estabelecimentos de ensino, bem como um prémio simbólico para cada aluno e todos os participantes receberão um diploma de participação.

Entre as escolas vencedoras estão também a Escola Básica Integrada de Ginetes, a Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, a Escola Secundária de Lagoa, a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira e a Escola Básica e Secundária da Graciosa.

De salientar que o concurso foi desenvolvido no âmbito da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), da Década das Nações Unidas da Biodiversidade (2011-2020) e da Década Internacional para Ação “Água, Fonte de Vida” (2005-2015), e do Ano Internacional dos Solos (2015), pretendendo envolver os alunos e professores da Região nestas temáticas e dando destaque ao território regional de Reservas da Biosfera e do Geoparque Açores.

GI Geoparque Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top