Home / Politica / “Escolas podem prestar contributo importante no estímulo ao consumo do peixe dos Açores”, realçou Nuno Meneses
“Escolas podem prestar contributo importante no estímulo ao consumo do peixe dos Açores”, realçou Nuno Meneses

“Escolas podem prestar contributo importante no estímulo ao consumo do peixe dos Açores”, realçou Nuno Meneses

 

O Grupo Parlamentar do PS defendeu esta quarta-feira que as escolas podem ser um bom meio para sensibilizar as crianças e os jovens para o consumo de peixe.

O deputado Nuno Meneses, que falava no plenário regional que decorre na cidade da Horta, explicou que o “consumo de pescado nas escolas dos Açores já é uma recomendação que existe nas escolas da Região”, um dos motivos que apontou para que o Grupo Parlamentar do PS não tenha votado favoravelmente a proposta apresentada pelo PCP, que “visava impor regras iguais para realidades diferentes”.

“Se em algumas escolas é viável servir peixe Açoriano já filetado, porque há capacidade para isso do ponto de vista da logística e do fornecimento, porque eventualmente o número de refeições será menor, noutros casos isso não será possível”.

Nuno Meneses realçou ainda os pareceres emitidos por diversas escolas da nossa Região, que referiam que “nos dias em que as refeições consistem em pratos de peixe, os consumos baixam”, destacando que “o caminho deve passar também pela sensibilização de pais e alunos para uma alimentação saudável, onde o consumo de peixe deve figurar”, uma medida que “já figura nas ações no âmbito da Saúde Escolar”.

Por outro lado, o deputado socialista apontou que na proposta em concreto “não se compreende como é que se chega ao valor de um apoio de 80 cêntimos por aluno e por refeição”, o que “representaria, no limite, um encargo de 5,5 milhões de euros anuais, sem garantias que se iria melhorar ou mesmo incentivar o consumo de peixe; avançar para uma medida deste género seria apostar numa medida experimental, com impacto no orçamento da Região, sem garantia de efetivamente se conseguir estimular o consumo de peixe dos Açores”.

“O manual orientador dos refeitórios escolares da Região já recomenda a utilização de pescado regional. Mas seria discriminatório apoiar financeiramente o consumo de peixe e não o de carne, dos legumes ou das frutas dos Açores, por exemplo”, realçou o deputado socialista, Nuno Meneses.

GI PS Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top