Home / Açores / Esforço de 40 anos de construção de uma autonomia responsável é património dos Açorianos, afirma Sérgio Ávila
Esforço de 40 anos de construção de uma autonomia responsável é património dos Açorianos, afirma Sérgio Ávila

Esforço de 40 anos de construção de uma autonomia responsável é património dos Açorianos, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores rejeitou as críticas da oposição parlamentar à Conta da Região de 2014, hoje aprovada na Assembleia Legislativa, lembrando que o Tribunal de Contas emitiu um parecer favorável.

Sérgio Ávila acrescentou que essas críticas “desmerecem o esforço dos Açorianos” no combate à crise internacional e nacional que impôs grandes dificuldades à Região, a qual resistiu sem abdicar das suas próprias políticas.

“Para a História ficará esta nossa pequena região como o único exemplo de como foi possível manter, numa parte do território nacional, a solidez das finanças públicas e a nossa Autonomia, sem necessidade de resgates, da imposição de programas de ajustamento orçamental ,nem de medidas restritivas próprias”, afirmou.

Para o Vice-Presidente, “não foi por mero acaso que os Açores foram a única região do país que não foi sujeita a qualquer processo ou programa de ajustamento orçamental e foram a parte do território nacional isenta de medidas restritivas ou de austeridade específicas”.

“Este é um património que é só nosso, que é de todos os Açorianos e de mais ninguém”, frisou Sérgio Ávila, sublinhando que “o esforço de 40 anos, dos Açorianos, na construção de uma autonomia responsável” não deve ser colocado em causa por razões de mera conjuntura política.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top