Home / Açores / Este fim-de-semana todos os trilhos vão dar aos Açores com o Azores Trail Run
Este fim-de-semana todos os trilhos vão dar aos Açores com o Azores Trail Run

Este fim-de-semana todos os trilhos vão dar aos Açores com o Azores Trail Run

O Azores Trail Run® começa hoje, com provas para crianças e famílias no Faial, continua na sexta-feira com o Km Vertical na ilha do Pico e termina no sábado com as várias provas a decorrer ao longo do dia.

O Azores Trail Run®, que se realiza na ilha do Faial a 26 e 27 de maio, tem feito descobrir novos trilhos por todo o arquipélago, com provas a acontecer todos os anos em várias ilhas, não só no Faial como também no Pico, em São Jorge e Santa Maria. A estratégia de promoção turística dos Açores é assente no destino para além da contemplação, um local de experiências e emoções em harmonia com a natureza.

“A própria população local tem descoberto e redescoberto os seus próprios trilhos. Houve um aumento da cultura desportiva, com um aumento de praticantes de Trail Running, mas também de caminhada e corrida em geral. Estes fatores contribuem para o aparecimento de mais atletas, mas também de mais clubes e mais provas. Há caminhos que estamos todos a construir em conjunto, com um forte apoio do Governo Regional dos Açores e da população, que se orgulha do mediatismo alcançado com as provas”, acrescenta Mário Leal.

O trail running é um desporto outdoor que é praticado ao longo de todo o ano, sob quaisquer condições climatéricas, e traz aos Açores praticantes da modalidade antes das provas, para reconhecimento de terreno, durante as provas e após de forma contínua, por ter as condições perfeitas para a prática da modalidade.

Alemanha, Espanha, França, Reino Unido e Luxemburgo são alguns dos países mais representados nesta edição do Azores Trail Run®, sendo que também se registaram inscrições de países como África do Sul, Andorra, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Grécia, Gronelândia, Itália, Letónia, Noruega, Holanda, Sérvia e Suíça.

A edição de 2017 do Azores Trail Run® ficará marcada pela realização do primeiro Trail Ultra XL dos Açores: a “Grande Rota dos Baleeiros”, que percorre 126 km pelos trilhos faialenses, numa homenagem ao património cultural baleeiro da ilha do Faial.

Os 700 atletas inscritos, de 23 países diferentes, estão distribuídos pelas várias provas que compõem o evento, sendo as mais requisitadas o “Trilho dos 10 Vulcões” – meia maratona que parte da Caldeira com destino ao Vulcão dos Capelinhos – e o “Faial Costa a Costa” – maratona que se realiza este ano pela quarta vez, com partida da freguesia da Ribeirinha e meta no Vulcão.

Em 2017 decorrerá também a segunda edição do Km Vertical da Ilha do Pico, prova que decorrerá amanhã, 26 de maio, um dia antes das provas realizadas no Faial. Para esta prova estão inscritos cerca de 70 atletas. Recorde-se que a primeira edição do Km Vertical da ilha do Pico aconteceu em 2016 e foi ganha pelo austríaco Andreas Tomann.

Para além de incluir os circuitos oficiais da Associação de Trail Running de Portugal em 2017, as provas do Azores Trail Run® permitem, como já vem sendo habitual, pontuar para o Ultra Trail do Monte Branco.

Inclui na sua programação uma passagem da tour mundial do Ledlenser Trails in Motion Film Festival, um festival internacional de cinema que exibe curtas metragens e filmes dos melhores realizadores do mundo, que reúnem também uma comunidade de pessoas apaixonadas pela modalidade de trail running.

O Azores Trail Run® decorre em pleno Parque Natural do Faial, colecionador de galardões EDEN (European Destinations of Excellence), tendo em 2016 arrecadado este prémio na categoria “Experiência na Natureza”.

O Azores Trail Run® é organizado pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, e conta com o apoio do Governo Regional dos Açores e da Câmara Municipal da Horta.

Azores Trail Run/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top