Home / Politica / Estudo da geoestratégia e geopolítica dos Açores só foi chumbado por ser uma proposta do PSD
Estudo da geoestratégia e geopolítica dos Açores só foi chumbado por ser uma proposta do PSD

Estudo da geoestratégia e geopolítica dos Açores só foi chumbado por ser uma proposta do PSD

O PSD/Açores lamentou esta quinta-feira o chumbo socialista em plenário de um Projeto de Resolução para estudar a geoestratégia e a geopolítica dos Açores, considerando que “o PS e o governo regional apenas olharam à origem da proposta. O único problema foi ser o PSD a propor a realização deste estudo”, disse o deputado António Ventura.

A proposta social-democrata assumia-se como “mais um contributo, e mais um passo, para avalizar o amplo campo de possibilidades dos Açores no domínio científico e tecnológico, nas alterações climáticas, no ambiente, nas energias renováveis, nos fluxos migratórios, no agroalimentar, na astrofísica, no aeroespacial, na oceanografia, na vulcanologia e na sismologia”, explicou.

António Ventura referiu que a iniciativa pretendia envolver a Universidade dos Açores como “parceiro privilegiado”, mas contando com a participação “do Governo Regional, do Instituto Açoriano de Estudos Europeus e Relações Internacionais, da Fundação Luso Americana e demais especialistas”, frisou.

“A geocentralidade Atlântica dos Açores pode criar oportunidades no domínio de várias temáticas e que em muito podem contribuir para o progresso da Região pela criação de riqueza e emprego”, disse o parlamentar, para quem foi “lamentável a falta de vontade do PS e do governo regional para levar a cabo uma real prospeção, estudando todas as valências da Região nesse âmbito”, disse.

António Ventura recordou aliás outras “provas concretas da inacção do governo regional. Uma inacção que já vem de outras legislaturas, como em 2007, quando foi assinado um acordo de cooperação dos Açores com a República de Cabo Verde”.

“Foi em junho desse ano e, desde então, nada mais se soube dos resultados e desenvolvimentos desse acordo. Há 9 meses, o PSD/Açores entregou um requerimento a pedir essas informações. E até hoje, continuamos à espera de uma resposta, depois de ultrapassados todos os prazos”, exemplificou.

 PSD Açores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top