Economia

Execução orçamental dos Açores melhora 20,3 milhões de euros no primeiro quadrimestre deste ano

O Diretor Regional do Orçamento e Tesouro afirmou hoje que, nos primeiros quatro meses deste ano, a execução orçamental, no conjunto de todo o perímetro de consolidação da Administração Pública Regional, registou uma melhoria significativa do seu saldo orçamental, em mais 20,3 milhões de euros do que o registado em igual período de 2018.

“Esta melhoria é o resultado dos objetivos definidos pelo Governo dos Açores de seguir uma política de rigor e contenção da despesa pública, e da orçamentação criteriosa das suas receitas”, salientou José António Gomes, acrescentando que este saldo positivo é o resultado de uma variação homóloga da receita efetiva (+4,5%) mais significativa do que a correspondente evolução da despesa efetiva (-0,9%).

A despesa corrente da Administração Pública Regional atinge, no período em análise, o montante de 282,8 milhões de euros, observando uma variação homóloga de 0,2%.

Por seu lado, a receita efetiva nos Açores atingiu, em abril, os 391,9 milhões de euros, mais 4,5% do que em igual período do ano anterior, continuando a manter uma evolução global em linha com as previsões do Governo Regional.

As receitas próprias ascenderam, em abril, a 211,3 milhões de euros, mais 5,5% do que em período homólogo do ano anterior.

“Uma vez mais fica demonstrado, através dos dados de execução orçamental do primeiro quadrimestre deste ano, a estabilidade das contas públicas da Região”, salientou o Diretor Regional.

 

 

 

 

GaCS/RL Açores

Imagem: ©Direitos Reservados

Comment here