Ultimas
Home / Destaque / Exercício “Vigia 18” testou capacidade de resposta dos agentes da Proteção Civil em São Jorge
Exercício “Vigia 18” testou capacidade de resposta dos agentes da Proteção Civil em São Jorge

Exercício “Vigia 18” testou capacidade de resposta dos agentes da Proteção Civil em São Jorge

O caminho de acesso à Fajã do Ouvidor em São Jorge foi o local escolhido para simular um acidente Multivitimas.

O exercício que resultou de um acidente com um autocarro com 60 passageiros e uma viatura de ligeiros pretendeu treinar a resposta dos diferentes agentes de Proteção Civil em situações de acidente multivitimas, assim como testar os Planos Municipais de Emergência dos dois concelhos da ilha.

O cenário era fictício, mas os procedimentos foram bem reais.

O exercício Vigia 18 teve como principal objetivo testar a capacidade de resposta dos agentes de proteção civil em São Jorge, bem como a sua interação com as diversas entidades, como fez saber Carlos Neves, Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

No exercício em causa foram testadas várias componentes a nível dos meios de salvamento, desde a assistência a vítimas com diversos graus de gravidade, desencarceramento ou salvamento em grande ângulo.

Para Carlos Neves, o cenário foi bastante real até porque o aumento de turistas e a crescente visita, por exemplo, às fajãs de São Jorge, pode precisamente gerar um acidente deste género.

Ainda antes do final do Vigia 18, o presidente da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores registou a satisfatória capacidade de resposta por pate dos intervenientes.

A iniciativa envolveu a participação de elementos dos corpos de bombeiros das Velas e da Calheta, Serviços Municipais de Proteção Civil, Direção Regional da Saúde e Unidade de Saúde da Ilha de São Jorge, que enviou parar o local médicos e enfermeiros, Instituto de Segurança Social dos Açores, PSP, GNR e Autoridade Marítima.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top