Home / Destaque / Fajã de Santo Cristo vai ser eletrificada, mas data ainda é desconhecida
Fajã de Santo Cristo vai ser eletrificada, mas data ainda é desconhecida

Fajã de Santo Cristo vai ser eletrificada, mas data ainda é desconhecida

A Secretária Regional da Energia garantiu esta quinta-feira que a fajã da Caldeira de Santo Cristo, na ilha de São Jorge, vai ser eletrificada, mas não avançou uma data para a concretização do investimento, revelando que a intenção é que a eletrificação, apenas das habitações, seja feita através de cabos subterrâneos, estando ainda por definir por onde passarão estes cabos.

Marta Guerreiro afirmou que estão nesta fase “a estudar, juntamente com a EDA, com a Direção Regional de Energia e com a Direção Regional do Ambiente a melhor solução para implementar e permitir a eletrificação da fajã do Santo Cristo”.

A secretária regional da Energia, Ambiente e Turismo falava aos jornalistas após ser ouvida em reunião da Comissão Permanente de Economia, que decorreu em Ponta Delgada, no âmbito de um projeto de resolução apresentado pelo CDS-PP de eletrificação daquela fajã.

Segundo Marta Guerreiro, considerou-se que a solução que “causa menos impacto visual, menos impacto ambiental, que tem um custo menor e que permite uma adaptação se necessário de futuro é a eletrificação através de cabo na rede de São Jorge que pode, na mesma, ter como fonte energias renováveis”.

A governante adiantou que está planeada para “muito em breve” uma deslocação de técnicos da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) e da Direção Regional de Energia para avaliar qual o percurso de passagem de cabo que fará mais sentido.

De acordo com a governante, “o que se pretende é dar conforto a quem lá vive de forma permanente ou de forma mais pontual, afirmando que não se pretende que esta eletrificação descaracterize aquilo que se tem neste local ímpar dos Açores e a nível mundial”, adiantando que “a eletrificação para a iluminação pública não é algo que esteja previsto”.

Sem adiantar valores, a responsável acrescentou não existir nenhuma verba inscrita em Orçamento para este investimento, explicando que se trata de uma obra a executar em conjunto com a Eletricidade dos Açores.

AO/RL Açores

Fotografia: ©Direitos Reservados

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top