Home / Destaque / Fajã do Cubres eleita uma das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria Aldeias de Mar (c/áudio)
Fajã do Cubres eleita uma das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria Aldeias de Mar (c/áudio)

Fajã do Cubres eleita uma das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, na categoria Aldeias de Mar (c/áudio)

A decisão era entre a Aldeia de Azenhas do Mar, em Sintra, e a Fajã dos Cubres em São Jorge que acabou por sair vencedora após ter sido a aldeia mais votada na categoria, Aldeias de Mar.

O anúncio foi feito este domingo à noite na Gala transmitida pela RTP 1 em direto de Piódão e onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal d Calheta, Décio Pereira, que recebeu das mãos da Ministra do Mar o troféu.

Com uma paisagem, dita por muitos, excecional e de cortar a respiração, na fajã dos cubres, localizada na costa norte de São Jorge, viveram em tempos mais de 100 pessoas. Hoje as coisas mudaram, mas o sentimento pela fajã e a calma que aquele sítio proporciona mantêm-se.

Por caminhos estreitos e por entre as ditas casas de fajã, sempre com Lagoa onde se podem avistar várias aves, os Cubres são também ponto de passagem quase obrigatório para quem visita a Caldeira de Santo Cristo, sendo que por aqui passam imensos turistas, durante todo o ano, mas em especial, no Verão.

Detentora de várias distinções, estando, por exemplo, integrada na Rede Natura 2000, detentora do estatuto de Zona Húmida de Importância Internacional e ainda pertencente à Rede regional de áreas protegidas e Reserva da Biosfera da Unesco, a Fajã dos Cubes é agora uma das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias, na categoria Aldeias de Mar.

Foram ainda eleitas a Aldeia de Dornes na categoria de Aldeias Ribeirinhas, Sistelo de Aldeias Rurais, Piódão na categoria de Aldeias Remotas, Castelo Rodrigo de Aldeias Autênticas, Monsaraz na rúbrica de Aldeias Monumento e Rio de Onor de Aldeias em Áreas Protegidas.

Liliana Andrade/RL Açores/RTP

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top