Ultimas
Home / Destaque / Fajã dos Cubres e de São João são duas das 49 aldeias finalistas no Concurso ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’
Fajã dos Cubres e de São João são duas das 49 aldeias finalistas no Concurso ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’

Fajã dos Cubres e de São João são duas das 49 aldeias finalistas no Concurso ‘7 Maravilhas de Portugal – Aldeias’

A organização das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias revelou na sexta-feira as 49 aldeias pré-finalistas que vão ser votadas pelos portugueses. Estas 49 aldeias, 7 por cada uma das 7 categorias a concurso, foram reveladas na Aldeia da Pena, em S. Pedro do Sul, pelo Conselho Científico do projeto e o evento foi presidido pelo Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos.

O Concelho da Calheta candidatou a Fajã dos Cubres, na categoria Aldeias de Mar, e a Fajã de São João, nas Aldeias Remotas, tendo ambas sido selecionadas dentro das 7 finalistas de cada categoria.

Para além destas duas fajãs de São Jorge, os Açores concorrem com os Biscoitos, na Terceira, na categoria de Aldeias Autênticas, São Lourenço em Santa Maria na categoria de aldeias em áreas protegidas, e Sete Cidades e Furnas, em São Miguel, concorrem na área de aldeias ribeirinhas.

O Centro é a região de turismo com maior número de aldeias a concurso, com 14 aldeias candidatas. Segue-se o Alentejo e Ribatejo com 9 aldeias candidatas, o Norte com 8 aldeias. Açores e Algarve concorrem com 6 aldeias cada. A Madeira conta com 4 aldeias a concurso e Lisboa e Vale do Tejo com 2 aldeias.

De acordo com Luís Segadães, Presidente das 7 Maravilhas, “Nestas 49 pré finalistas estão contempladas as mais emblemáticas aldeias portuguesas”, sendo “digno de assinalar  o equilíbrio da distribuição geográfica das aldeias pré finalistas, que ocupam todo o território nacional”. O responsável disse ainda que a organização está muito satisfeita “com o trabalho feito pelo Painel de Especialistas que retratou na perfeição a enorme diversidade nacional”, acreditando que quando se chegar à votação pública antevê-se “uma competição aguerrida”,

As 49 aldeias pré finalistas resultam da votação do Painel de Especialistas, 49 individualidades, 7 de cada região de turismo do país, que analisou e votou na lista longa de 446 candidaturas. A votação do Painel de Especialistas foi auditada pela PwC, que assegura a idoneidade de todo o processo de votação.

A promoção em torno destas 49 aldeias começa agora e a votação arranca em Julho, durante as 7 Galas a emitir aos domingos pela RTP. São 7 Galas, uma por categoria, onde os portugueses vão poder eleger 2 finalistas que passam para a votação final. As 7 vencedoras são conhecidas a 3 de Setembro numa grande Gala Final.

I Love Azores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top