Home / Destaque / Fátima Amorim reúne com as Associações Agrícolas de São Jorge (c/audio)
Fátima Amorim reúne com as Associações Agrícolas de São Jorge (c/audio)

Fátima Amorim reúne com as Associações Agrícolas de São Jorge (c/audio)

A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, reuniu esta terça-feira com as associações agrícolas de São Jorge, tendo esta reunião o intuito de abordar vários aspetos importantes para a agricultura da ilha.

Fátima Amorim referiu que nesta reunião foram abordados temas como o “futuro do programa de desenvolvimento rural com aplicação na Região Autónoma dos Açores no período 2014/2020, “a revisão do POSEI que estamos a preparar neste momento.”

A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural destacou ainda e a abordagem de “alguns aspetos de uma lei que entrou em vigor há relativamente pouco tempo, a lei do uso sustentável de produtos fitofarmacêuticos” que, no fundo, “implica que as explorações pratiquem a exploração integrada, assim como também falámos do contraste leiteiro e da sua importância para as explorações agrícolas”.

“No fundo também foi uma reunião em que ouvimos as organizações de produtores, as suas dificuldades, aquilo também em que o Governo dos Açores pode apoiar essas mesmas organizações”, afirmou Fátima Amorim.

Por seu turno, João Sequeira, presidente da Associação de Agricultores da Ilha de São Jorge, afirmou que a reunião serviu para abordar os assuntos que preocupam os agricultores, salientando problemas que já se “arrastam há quase um ano”, como é o caso do “problema de abastecimento de água à lavoura”, a situação “dos caminhos agrícolas”, “o problema do contraste leiteiro e do livro genealógico”, entre outros assuntos preocupantes.

João Sequeira salientou a recetividade por parte da Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural e destacou também o facto de ainda não se saber muito bem como irá funcionar o novo quadro comunitário, sabendo, no entanto, que “todas as ajudas aos agricultores vão sofrer grandes alterações”.

Já o Presidente da Associação de jovens agricultores da ilha, Rui Bettencourt, apelou à união dos lavradores para que seja mais fácil ultrapassar as dificuldades.

Rui Bettencourt afirmou que o atraso no pagamento do leite tem levado a graves problemas, sendo que o pagamento à produção está em atraso e existem explorações em dificuldades.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top