Home / Politica / “Fazer melhor” deve ser lema dos Açores para os próximos anos, defende Sofia Ribeiro
“Fazer melhor” deve ser lema dos Açores para os próximos anos, defende Sofia Ribeiro

“Fazer melhor” deve ser lema dos Açores para os próximos anos, defende Sofia Ribeiro

A candidata ao Parlamento Europeu indicada pelos Açores na coligação “Aliança Portugal” comprometeu-se hoje a dedicar “especial atenção aos desafios complexos que as ilhas mais pequenas enfrentam, condicionadas cada vez mais por uma periferia que se acentua na periferia dos Açores”.

 Sofia Ribeiro, que se encontra na ilha do Corvo, onde reuniu com o presidente da autarquia local e visitou diversas instituições, defendeu que “essa atenção às ilhas mais pequenas e ao impacto das políticas europeias nas comunidades locais deve permanente”.

A candidata da coligação PSD/CDS lembrou que “nos Açores têm vindo a acentuar-se os problemas de desertificação” sendo necessária “uma maior consciência europeia para os problemas das ultraperiferias e que não pode passar apenas pela constatação de que existem regiões ultraperiféricas: é preciso que as especificidades destes territórios sejam vistas com cuidado pelas instituições europeias”.

Nesse sentido, a candidata desejou que os próximos anos sejam marcados pelo “fazer melhor”. “A Região apresenta-se de forma recorrente como um exemplo na execução dos fundos –o que é verdade -, mas não deixamos os últimos lugares em estatísticas muito relevantes como é o caso do abandono escolar”.

É por isso, explica, “que um dos principais compromissos da Coligação Portugal” assenta na defesa das ultraperiferias e na manutenção do seu estatuto porque ele é o que assegura que os Açores são olhados de acordo com a sua realidade”.

Sofia Ribeiro considerou ainda “de grande importância que seja mantido o consenso entre todos os partidos para a importância da defesa das Regiões Ultraperiféricas na Europa” manifestando-se “convicta de que esta será uma causa de todos os partidos portugueses representados no Parlamento Europeu”.

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top