Home / Açores / Feira Açores será uma grande montra do progresso registado na agricultura, afirma João Ponte 
Feira Açores será uma grande montra do progresso registado na agricultura, afirma João Ponte 

Feira Açores será uma grande montra do progresso registado na agricultura, afirma João Ponte 

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou esta terça-feira, em Angra do Heroísmo, que a Feira Açores prestigia a agricultura no arquipélago e promove e estimula a excelência dos produtores e da indústria, considerando que será uma grande montra do progresso registado no setor.

“Esta feira agrícola prestigia a agricultura dos Açores no seu todo, e promove e estimula a excelência e a dedicação dos agricultores, dos produtores e da indústria, pois premeia e dá a conhecer os bons produtos e abre o setor a toda a comunidade”, frisou João Ponte, que falava na conferência de imprensa para apresentação do evento, que vai ter lugar, de 15 a 17 de junho, no Parque Multissetorial da Ilha Terceira.

Para o governante, ao longo de três dias, será dado a conhecer o desenvolvimento e o progresso que a agricultura já fez no arquipélago, sem nunca esquecer os desafios futuros, no sentido de tornar o setor “mais competitivo, com melhores rendimentos para os agricultores e garantir a sua sustentabilidade no futuro”.

A Feira Açores 2018 decorre após o anúncio da Comissão Europeia de cortes no orçamento da Política Agrícola Comum pós 2020, tendo João Ponte reafirmado que está em causa uma proposta que ainda não está fechada.

Nesse sentido, salientou que vão decorrer novas etapas negociais envolvendo os Estados-Membros e o Parlamento Europeu, assegurando que o Governo Regional tudo fará para defender os agricultores açorianos.

“Não queremos que a feira fique ensombrada por este facto, antes pelo contrário, deve ser uma festa, um momento de mostrar a pujança do setor, a força e a garra de quem trabalha na agricultura diariamente e tem sabido superar todos os desafios que se colocam pela frente”, salientou o governante.

João Ponte referiu que o programa da feira é “bastante diversificado e abrangente para atrair todo o tipo de público à Vinha Brava”, contemplando concursos, exposições e concertos musicais.

A área total coberta para a Feira Açores 2018 terá cerca de 10.000 metros quadrados.

Este ano, a Feira Açores vai decorrer no recém-inaugurado Parque Multissetorial da Ilha Terceira, uma infraestrutura que João Ponte disse ter “condições de excelência para a realização de grandes eventos expositivos nas mais varias áreas de atividade e que há muito eram ambicionadas por todos os agentes económicos desta ilha”.

“Trata-se de um recinto com condições ótimas para a realização de grandes eventos expositivos nas mais varias áreas de atividade”, considerou João Ponte, acrescentando que, do ponto de vista do Governo Regional, a infraestrutura dignifica o setor agrícola, bem como todas as atividades económicas.

João Ponte adiantou ainda que arranca hoje uma campanha publicitária na rádio, televisão e jornais com vista a divulgar o certame, organizado pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, Federação Agrícola dos Açores e Associação Agrícola da Ilha Terceira.

 

 

 

 

 

GaCS/RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top