Ultimas
Home / Destaque / Festa do Gado no Norte Pequeno continua a marcar festividades do Espírito Santo e Trindade (c/áudio)
Festa do Gado no Norte Pequeno continua a marcar festividades do Espírito Santo e Trindade (c/áudio)

Festa do Gado no Norte Pequeno continua a marcar festividades do Espírito Santo e Trindade (c/áudio)

 

Mais de uma centena de pessoas participou esta sexta-feira na Festa do Gado no Norte Pequeno, em São Jorge.

As vacas que serão abatidas para a Festa em louvor da Santíssima Trindade são destaque, sendo enfeitadas e havendo um cortejo pela rua principal da freguesia.

 

Em época de Espírito Santo e Trindade, sexta-feira é sinónimo de Festa do Gado no Norte Pequeno.

A manhã começa com o enfeitar das Vacas.

A Mordoma em conjunto com familiares e amigos enfeita as vacas de onde depois sairá a carne para as esmolas e para as sopas do domingo.

Este ano a Mordoma da Trindade no Norte Pequeno tinha quatro vacas, tendo sido então as quatro enfeitadas com fitas coloridas, seguindo depois em cortejo pela freguesia.

A este cortejo junta-se mais de uma centena de pessoas entre os quais tocadores que vêm de toda a ilha com os seus instrumentos e as suas cantigas de improviso para alegrar a festa e para manter viva a tradição da Festa do Gado no Norte Pequeno.

Uma tradição que apesar de muitas alterações ao longo dos tempos à partida não corre o risco de acabar confirma Rogério Oliveira, um dos tocadores residente no Norte Pequeno.

Geralmente a festa da Trindade do Norte Pequeno costuma ser dada por 10 Mordomos. Este ano não havia gente para dar a festa e como tal, para que a celebração não deixasse de ser feita, Cátia Reis “pegou na Coroa”, como se diz na zona. O trabalho é sempre muito mas compensa.

É caso para dizer que sem as vacas não há festa e como tal há que lhes dar o devido destaque. Uma tradição já muito antiga no Norte Pequeno.

Para além desta festa do Gado à Mordoma cabe ainda dar uma esmola por cada casa da freguesia e dar a coroação e as sopas no Domingo da Santíssima Trindade.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques|Info-Fajãs

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top