Home / Destaque / Festas de São Jorge 2015 vão homenagear “Vivências do Passado”
Festas de São Jorge 2015 vão homenagear “Vivências do Passado”

Festas de São Jorge 2015 vão homenagear “Vivências do Passado”

Vivências do Passado é a temática das Festas de São Jorge deste ano. De 23 a 25 de Abril serão homenageados de diversas formas os antepassados e recordadas muitas tradições e muito daquilo que foi deixado por esses mesmos antepassados, como afirmou a Vereadora do Município Velense, Janete Fonseca.

A inauguração do Arquivo Histórico Municipal “João Gabriel de Ávila” e o “Concerto comemorativo dos 150 anos do Órgão de Tubos da Matriz das Velas” foram dois dos acontecimentos que impulsionaram a temática das festas.

“A temática surgiu em parte porque será inaugurado o nosso Arquivo Histórico Municipal e após uma troca de impressões com algumas instituições do concelho decidimos que seria um bom tema para aliar às Festas de São Jorge e a partir daí desenvolveu-se todo o programa”, explicou a Vereadora.

Janete Fonseca ressalvou outro dos factos que contribuiu para a escolha desta temática,  “este ano o nosso Órgão de Tubos da Igreja Matriz comemora 150 anos da sua construção por Tomé de Lacerda e nós quisemos também dar ênfase a essa colaboração e integrar tudo isto nas Festas de São Jorge”.

Janete Fonseca fez questão de salientar mais uma vez o trabalho desenvolvido entre o Município, a Associação Cultural e as Instituições do concelho que podem assim mostrar o trabalho que desenvolvem.

Mário Soares, presidente da Associação Cultural, destacou exatamente o trabalho dessas Instituições salientando o facto de nestas festas de pretender dar destaque aos grupos de São Jorge.

“À semelhança do que aconteceu o ano passado é sempre uma oportunidade para mostrar as nossas filarmónicas, os nossos grupos que temos cá na ilha e é nosso objetivo pô-los em palco”, frisou o Presidente da Associação Cultural, salientando que têm conseguido fazer esta festa “com a prata da casa, com os grupos de São Jorge”.

De salientar que no decorrer das festas de São Jorge serão distinguidas como já é habitual individualidades ligadas à ilha. Este ano será entregue a Chave de Ouro do Município ao Monsenhor Doutor José Avelino Bettencourt e a Medalha de Prata do Município à Doutora Rosa Pinto.

Teatro de Rua, desfiles da Charanga de Bombeiros, Grupos de Folclore e Carros Alegóricos, concertos de filarmónicas e de bandas locais e cantorias ao desafio vão animar a Vila das Velas ao longo de três dias de festa.

Uma festa que, de acordo com Mário Soares, está orçamentada em cerca e oito mil euros.

Arquivo Histórico Municipal João Gabriel de Ávila

João Gabriel de Ávila era um colaborador da autarquia, que trabalhou algumas décadas no município, sendo que “é graças a ele que nós temos hoje o espólio que temos no nosso arquivo”, afirmou Janete Fonseca, dando explicação ao nome escolhido para o Arquivo Histórico do Município.

“Foi graças ao trabalho que ele desenvolveu e ao zelo que ele teve por todo aquele arquivo enquanto colaborador e enquanto chefe de secretaria, que nós hoje podemos ter acesso a documentos muito antigos e com um valor incalculável no nosso Arquivo Histórico”, explicou a Vereadora.

De acordo com Janete Fonseca o dar o nome deste colaborador ao Arquivo foi a maneira encontrada pelo Município para o homenagear.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top