Home / Destaque / Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de Abril sob o tema “Brincar às Tradições” (c/áudio)
Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de Abril sob o tema “Brincar às Tradições” (c/áudio)

Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de Abril sob o tema “Brincar às Tradições” (c/áudio)

As Festas de São Jorge deste ano estão à porta, com início este sábado, 23 de abril, feriado municipal, dia do padroeiro São Jorge e terminando no dia 25 de abril, Dia da Liberdade.

Por mais um ano, as festas do concelho voltam a estar sob uma temática, sendo que desta vez o tema é “Brincar às Tradições”, tendo por grande objetivo promover e enaltecer as tradições do Concelho e da Ilha, como fez saber o autarca velense Luís Silveira.

Os Jogos Tradicionais são o fio condutor destes três dias de comemorações.

O dia maior das festividades, 23 de abril, dia do Padroeiro do Concelho, São Jorge, conta com a Entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge e Missa seguida de Procissão em honra do Padroeiro.

Do programa para o feriado municipal consta ainda a Sessão solene do Dia de São Jorge que será presidida por Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional e contará com a entrega de Medalhas de Prata do Município às equipas de futebol do concelho, nomeadamente o Futebol Clube Urzelinense, o Futebol Clube Marítimo Velense e o Grupo Desportivo Velense.

Ainda neste dia destaque para o Lançamento do livro “Pegadas de uma Caminhada” do Padre Manuel Garcia da Silveira e para a atuação da Orquestra Ligeira da Associação Cultural das Velas.

As atividades culturais estendem-se pelos restantes dias de festa, com uma Homenagem à Viola da terra e uma palestra sobre este instrumento por Raimundo Leonardes e ainda a atuação do Grupo de Violas da Terra. Haverá ainda cantigas ao desafio, desfile da Charanga dos Bombeiros, dos Grupos de Folclore da ilha e de Carros Alegóricos que se irão reger pelo tema “Jogos Tradicionais”.

No dia 25 de Abril consta ainda do programa a apresentação da Peça “Portugal em Construção”, pelo Grupo de Teatro “Iuventute Virtutis”, com encenação de Andreia Melo.

Mas este ano as atividades desportivas também são destaque no programa da festa, com uma parte dedicada à realização de Jogos Tradicionais para a população, com o reativar da Corrida da Liberdade, uma organização de Rute Cabral e, ainda, com a integração da Prova de BTT, organizada pelo Peter Café Sport, neste programa.

Liliana Andrade/RL Açores/GI CMV

Imagem: ©CMV

Consulte abaixo o programa das festas:

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top