Home / Destaque / Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de abril sob o tema “Herança de um Povo” (c/áudio)
Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de abril sob o tema “Herança de um Povo” (c/áudio)

Festas de São Jorge decorrem de 23 a 25 de abril sob o tema “Herança de um Povo” (c/áudio)

As Festas maiores do concelho das Velas decorrem de 23 a 25 de Abril. Este ano a festa do Padroeiro São Jorge rege-se pelo tema “A Herança de um Povo”.

O Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, explicou, em entrevista à RL Açores, o porquê da escolha desta temática que está relacionada com o conceito da Casa Museu Cunha da Silveira que, apesar dos esforços, não irá ser inaugurado pelas Festas de São Jorge.

No dia 23 de abril, dia maior do Concelho velense, consta do programa como é já habitual a entronização de novos Confrades na Confraria do Queijo de São Jorge, a Missa e Procissão em honra do padroeiro e já ao final do dia a Sessão Solene do Dia de São Jorge que este ano será presidida por Vasco Cordeiro, o presidente do Governo Regional. O convite foi endereçado pelo Município ao líder do executivo açoriano que prontamente aceitou a estar a presidir às Festas de São Jorge.

Ainda durante a Sessão Solene destaque maior para a entrega da Medalha de Prata do Município a Maria Vitória Baptista, a Manuel Maria Gambão, esta a título póstumo, e também a João Alberto das Neves.

A homenagem a Maria Vitória Batista prende-se com a doação de um espólio com mais de 200 peças à Casa Museu Cunha da Silveira.

Já a atribuição das medalhadas Manuel Maria Gambão, esta a título póstumo, e também a João Alberto das Neves, está relacionada com a questão do mar e a construção naval e com a ligação de ambos à construção e reparação da Lancha Senhora de Fátima .

Destaque ainda nestas festividades para a já habitual realização do Desfile de Carros Alegóricos que se rege pelo tema da festa “A Herança de Um Povo”.

Nas festividades deste ano haverá lugar ao longo dos três dias de festa para um conjunto de atividades culturais tais como espetáculos, apresentações de livros, desfile de carros alegóricos e concertos.

De salientar também as atividades de cariz desportivo com a realização de um Rally Paper e a “Corrida da Liberdade”.

Liliana Andrade/RL Açores

Imagem: ©CMV

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top