Festas de São Jorge terminam com balanço positivo a nível cultural, social e económico por parte do autarca Velense (c/áudio)

No último dia das festas de São Jorge, o presidente da Câmara Municipal das Velas, fez um balanço positivo das festas concelhias.

De acordo com Luís Silveira o tema escolhido “Vivências do Passado” e tudo o que o envolveu tornou-se num aspeto positivo quer a nível cultural, social e até mesmo económico.

O tema ““Vivências do Passado” veio ao encontro do Arquivo Municipal que foi este ano inaugurado”, frisou o autarca, sendo que esse Arquivo representa “a história de mais de 500 anos da povoação deste concelho e, portanto, quisemos também de certa forma trazer esse tema e que me parece que foi muito positivo em todos os aspetos, seja cultural, social, recreativo e até económico”.

Na tarde de 25 de Abril realizou-se o desfile da Charanga de Bombeiros, dos Grupos de Folclore da ilha e de carros alegóricos das seis freguesias do concelho. Carros, estes que, segundo o autarca, recriaram as tradições do passado das respetivas freguesias.

A organização da festa, nomeadamente a Associação Cultural das Velas em parceria com a Câmara Municipal, “convidou as seis Juntas de Freguesia do concelho a recriar uma vivência do passado da sua freguesia, que tivesse a ver com aquilo que era a vivência das pessoas no passado e foi isso que aconteceu”, afirmou Luís Silveira.

O autarca destacou o facto de por mais um dia a rua principal da Vila das Velas estar cheia para assistir ao desfile.

Questionado sobre outros eventos a realizar em parceria com a Associação Cultural das Velas, Luís Silveira adiantou que no mês de agosto reabrirá o Auditório Municipal das Velas com o documentário “Portugueses na Califórnia” e que será preparada uma agenda cultural.

“À partida, se nada falhar, já está prevista a abertura do Auditório Municipal após as suas obras no próximo dia 12 de agosto e que abrirá com a presença de um documentário “Portugueses na Califórnia” com o alto patrocínio do Governo da República e do Governo Regional dos Açores”, confirmou o presidente do Município Velense.

Em pleno dia 25 de Abril, dia da liberdade, Luís Silveira falou sobre o assunto ressalvando o facto de em São Jorge se respirar liberdade.

As Festas de São Jorge terminaram precisamente no dia 25 de abril com as tradicionais cantigas ao desafio com os cantadores Bruno Oliveira e João Bettencourt e com o concerto da Banda “5Porcento”.

Liliana Andrade/RL Açores

Deixe uma resposta