Festas de São Jorge terminam envoltas em recordações com Desfile de Carros Alegóricos a lembrar como se fazia o queijo antigamente nas freguesias do concelho (c/áudio)

No último dia das festas de São Jorge, 25 de abril, recordou-se o passado através do Desfile de Carros Alegóricos, com as instituições das várias freguesias do concelho a recordar os tempos em que cada freguesia fazia o seu próprio queijo nas respetivas fábricas e até mesmo em casa.

Também o Carro Alegórico da Freguesia da Urzelina recordou um dos procedimentos mais antigos de fazer queijo, quando ainda se usava um pau e uma pedra como prensa, tal como recordou Anabela Borges, presidente da Direção do Futebol Clube Urzelinense, que teve a seu cargo a elaboração do Carro.

Ora, e em Rosais, entre 1943 e até 2009, funcionou a Cooperativa de Lacticínios de Rosais, localizada no centro da freguesia, junto à igreja, onde a azáfama na hora de descarregar o leite na Cooperativa era grande e onde não havia mãos a medir e altura também em que aquele centro da freguesia ganhava outra vida. Algo que hoje em dia é já muito diferente, segundo Gil Ávila, presidente da Casa do Povo dos Rosais que foi a instituição responsável pelo Carro Alegórico da freguesia.

Para o Presidente da Câmara Municipal das Velas, as freguesias souberam bem ir de encontro ao tema da festa “O Queijo e a Sua História”. Luís Silveira que destacou o facto de este ser um tema comum a todas as freguesias do concelho, enaltecendo a criatividade apresentada em todos os Carros Alegóricos.

No Desfile que marcou a tarde desta quarta-feira participaram ainda a Charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas, o Grupo Etnográfico da Beira e o Grupo de Folclore dos Rosais.

Neste último dia de festa destaque ainda para a Corrida da Liberdade e para o Rally Paper que ocupou a manhã do dia 25 de Abril.

A festa teve o seu culminar à noite, no Auditório Municipal das Velas, com a atuação do Grupo de Fados “FADOalado”, da ilha Terceira.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©Mark Marques|Info-Fajãs

Deixe uma resposta