Home / Destaque / Festival Cine’Eco de Seia chega pela primeira vez a S.Jorge e pretende consciencializar para a temática ambiental (c/áudio)
Festival Cine’Eco de Seia chega pela primeira vez a S.Jorge e pretende consciencializar para a temática ambiental (c/áudio)

Festival Cine’Eco de Seia chega pela primeira vez a S.Jorge e pretende consciencializar para a temática ambiental (c/áudio)

De Seia para os Açores há cinco anos que o festival Cine’Eco chegou à região, precisamente às ilhas São Miguel, Terceira e Faial.

Este ano pela primeira vez a extensão deste Festival chega a São Jorge através de uma parceria entre o Cine Clube da Terceira, o Museu Francisco Lacerda e o Núcleo de Montanheiros de São Jorge.

A primeira mostra de cinema decorreu na passada quinta-feira, dia 12 de abril, no Museu Francisco Lacerda.

A terra nas minhas mãos, Hamoun outra vez e Coros do Anoitecer – foram os três filmes em exibição no primeiro dia do festival Cine’Eco de Seia em São Jorge.

Sendo este um festival onde a temática ambiental é o principal assunto, para o Cine Clube Terceira, o parceiro, nos Açores, deste Festival Internacional com mais de 20 anos, faz todo o sentido estender o festival à ilha de São Jorge, adiantou Bianca Mendes, do Cine Clube da Terceira.

Nesta extensão do Cine’Eco chegam aos Açores os filmes premiados em anos anteriores, sendo eles de vários países.

No primeiro dia, por exemplo, foram exibidos um filme oriundo da Argentina, outro do Irão e ainda um de Itália.

Tanto para o Museu Francisco Lacerda como para o Núcleo de Montanheiros de São Jorge um festival deste género é uma mais-valia a nível da consciencialização ambiental, referiu Susana Ávila, responsável pelo Núcleo de Montanheiros de São Jorge.

O Festival Cine’Eco está em São Jorge até ao dia 7 de junho com mostras semanais em três sítios diferentes, no Museu Francisco Lacerda, na Calheta, na Casa dos Tiagos, no Topo, e na Casa do Povo das Manadas, no concelho das Velas.

O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, que decorre desde 1995 em Seia, é o único festival de cinema em Portugal, dedicado á temática ambiental.

Um festival que já ganhou grande prestígio internacional, tendo habitualmente a concurso mais de 600 documentários, oriundos de mais de 30 países.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top