Home / Cultura / Festival de Julho começa esta quinta-feira e decorre até 16 de julho sob o tema “Na Rota da Agri-Cultura”
Festival de Julho começa esta quinta-feira e decorre até 16 de julho sob o tema “Na Rota da Agri-Cultura”

Festival de Julho começa esta quinta-feira e decorre até 16 de julho sob o tema “Na Rota da Agri-Cultura”

Começa já esta quinta-feira, dia 12 de julho, o Festival de Julho 2018 que este ano decorre sob o tema “Na Rota da Agri-cultura”, terminando na próxima segunda-feira, dia 16 de julho.

A festa tem início, assim, esta quinta-feira, pelas 19h30, com a abertura oficial. Destaque ainda neste primeiro dia para a abertura do Espaço do Triângulo, pelas 20h30. Neste dia haverá ainda o Desfile Etnográfico e de Filarmónicas com o tema “Na Rota da Agri-cultura”, com hora marcada para a 21h, seguindo-se pela noite dentro a atuação de Bandas do Triângulo.

Na sexta-feira, 13 de julho, destaque para a peça de teatro “Certo Dia na Calheta”, organizada pelo Grupo de Teatro “Os Teatreiros”, da EBS da Calheta. Uma atividade que terá no lugar no palco de abertura pelas 18h.

Destaque ainda na sexta-feira para o Evento formativo “Perspetivas Técnicas da produção de Leite”, organizado pela MilkPoint e pelo Município da Calheta. A noite de sexta-feira termina com a atuação da Banda “Linda Martini”, pelas 23h, e às 00h30 atuação da banda “Pó de Palco”.

No sábado, dia 14, de salientar os vários eventos desportivos tanto em terra como no mar, com os Passeios de Kayak, o evento Calheta Trail Run, ou a Regata das Fajãs cujo percurso será entre o Cais da Calheta – Fajã dos Bodes – Portinho – Cais da Calheta.

A noite de sábado, como é habitual, é sempre uma das noites com maior afluência no Festival de Julho, ou não fosse a noite do Desfile de Marchas que tem hora marcada para as 20h30.

Destaque nesta noite para a atuação da Banda “Conexão” e dos “Clã”, sendo que o After Hours fica a cargo da Banda “Trevo”.

Já no quarto dia de festa, domingo, dia 15 de julho, há Tourada à Corda, com concurso de Ganadarias, no caminho de Baixo, na Ribeira Seca, pelas 16h. Às 18h, já no cais da Calheta, no Palco de Abertura, é promovido o evento “Pesca na Ilha – Encontro com a Gastronomia”, numa organização da Direção regional das pescas e da Câmara Municipal da Calheta. Este será um espaço de reflexão e debate sobre a promoção e valorização da amêijoa e do atum, havendo ainda um momento de degustação pública.

Nesta noite de domingo sobem ao Palco Principal as Bandas “Pieter Adriaans & Amigos de Improviso”, os Brainstorm, e à meia noite os cabeças de cartaz desta noite “Fingertips”.

No último dia de festa, segunda-feira, dia 16 de julho, há Tourada à Corda no Cais da Calheta pelas 18h, e pelas 21h Cantigas ao Desafio com Bruno Oliveira e Amigos. A festa termina com música ao vivo com “Marco&Igor”.

De salientar que ao longo da festa decorrerão Torneios de Futebol Feminino e de Vólei de Praia.

De acordo com o Município da Calheta, que organiza a festa, os produtos locais estarão mais uma vez em destaque, procurando também evidenciar a importância do património cultural e histórico do concelho.

Já o tema “Agri-cultura” foi escolhido a pensar sobretudo nas raízes, nas tradições e, claro, na Agricultura, a principal atividade económica da ilha.

 

Veja abaixo o programa do Festival de Julho 2018:

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Imagens: ©CMC

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top