Home / Açores / Festival Náutico da Horta arranca esta sexta-feira
Festival Náutico da Horta arranca esta sexta-feira

Festival Náutico da Horta arranca esta sexta-feira

A abrir aquele que é considerado o maior Festival Náutico do país (que arranca esta sexta-feira, dia 4), realizar-se-á a Travessia do Canal a Nado, com início pelas 10h30.

No sábado, dia 5, as actividades começam com duas provas locais em simultâneo: uma de Canoagem e a outra de Vela Ligeira. A tarde será preenchida com uma demonstração de Windsurf e o cair da noite trará consigo o emblemático caldo de peixe, dedicado aos iatistas de passagem pela Marina da Horta.

Na manhã de domingo, dia 6, a rua entre o Clube Naval da Horta e o Largo do Infante será animada pelo Desfile Náutico, onde se integrarão centenas de desportistas, e à tarde decorrerá a Prova do Campeonato Regional de Canoagem, com canoístas do Faial, Terceira e São Miguel. Como habitualmente, embarcações do CNH tomarão parte na Procissão Marítima da Senhora da Guia. Pelas 00h30 será encerrada a linha de chegada da 29ª edição da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.

Segunda, dia 7, a Baía da Horta será engalanada com as cores trazidas pelos mais de 120 participantes no XII Encontro Internacional de Vela Ligeira, que terminará na quarta-feira, 9.

Terça-feira, dia 8, destaque para a “Regata dos Solitários/Genuíno Madruga (Vela de Cruzeiro), Mini-Veleiros, Torneio de Pesca Desportiva de Barco – Corrico Nocturna e a Entrega de Prémios da Atlantis Cup – Regata da Autonomia.

Para quarta-feira, dia 9, está marcada a “Regata Troféu Horta” (Vela de Cruzeiro), decorrendo a Cerimónia de Entrega de Prémios do XII Encontro Internacional de Vela Ligeira.

Quinta-feira, dia 10, referência para o “XII Troféu Cidade da Horta” (Vela Ligeira), Prova de Natação do Circuito Regional de Águas Abertas, Regata dos Velhotes (antigos praticantes de Vela Ligeira na Classe Optimist), Pólo Aquático e Torneio de Pesca de Barco – Fundo Nocturna.

Na sexta-feira, dia 11, haverá um Evento de Promoção da Classe Hansa, a “Regata das Sereias/MWF” e a Travessia Curta da Doca (Natação), bem como a Prova Nocturna de Pesca de Costa.

A caminhar para a recta final desta maratona de eventos náuticos, sábado (dia 12) haverá um evento sempre muito participado, que é a Prova Infantil de Pesca Desportiva de Costa. Para este mesmo dia está agendado o Troféu “Fredric Buyle” – Apneia dinâmica com barbatanas, assim como a realização das Provas de Botes Baleeiros – Casa do Pessoal da RTP: Regata de Vela e de Remo Feminino e Masculino.

Domingo, 13, último dia do Festival Náutico 2017, as actividades terão início com uma Prova de Pesca de Costa, tendo lugar, umas horas mais tarde, a sempre muito aguardada “Regata do Canal” (Vela de Cruzeiro).

Durante alguns dias haverá BodyRoots Sup Yoga – Aulas de Yoga em pranchas de padlle (inscrições no Secretariado do CNH) e Passeios à Vela nos Botes Baleeiros (com embarque junto ao Clube Naval da Horta e inscrições no Secretariado do CNH).

Em muitos destes dias decorrerão Cerimónias de Entrega de Prémios das diferentes provas que compõem este multifacetado Programa, onde se juntam largas centenas de Desportistas, Voluntários, Dirigentes, Treinadores, Sócios e Amigos do Clube Naval da Horta, instituição que este ano (26 de Setembro próximo) completa 70 anos de profícua acção a favor dos Faialenses e da Ilha do Faial, dentro e fora de portas.

 

GI CNH/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top