Home / Açores / Fibrenamics Azores aposta em inovação sustentável
Fibrenamics Azores aposta em inovação sustentável

Fibrenamics Azores aposta em inovação sustentável

A temática da valorização dos resíduos está na ordem do dia, estando já algumas entidades sensibilizadas para esta questão. Neste contexto, a Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, enquanto denominador comum para a inovação e cooperação multissetorial, pretende dar continuidade ao trabalho que tem já desenvolvido com base em fibras, fazendo um acréscimo: a incorporação e valorização de resíduos provenientes de várias indústrias. Desta ideia surgiu a Fibrenamics Green – Plataforma para o Desenvolvimento de Produtos com base em resíduos”, um projeto de inovação sustentável.

A Fibrenamics Green tem como objetivo utilizar as metodologias inovadoras de sucesso implementadas pela Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho de forma a gerar modelos de transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, aplicáveis à criação de produtos inovadores com recurso à incorporação e valorização de resíduos. Essa metodologia passa pela criação de uma cadeia de valor onde se pretende unir aos produtores, transformadores e transportadores de resíduos, o design e a engenharia de produto e a distribuição e colocação de produtos no mercado, ou seja, aliar a valorização de resíduos ao design e engenharia de produto com a finalidade de criar produtos inovadores.

Para isso, a Fibrenamics Green atua em dois pilares: um primeiro onde se estimula a criação de produtos através de desafios de criatividade, e um outro cujo intuito é apoiar o desenvolvimento e a colocação desses produtos no mercado. Neste âmbito, foi ainda criado o Green Think Tank, um espaço de criatividade em rede que, através da troca de ideias e do contacto interdisciplinar, promove o desenvolvimento de soluções sustentáveis e a oportunidade de colocar em destaque as competências dos criativos que pertençam a esta rede.

Neste sentido, e após diversas apresentações e sessões públicas em Portugal Continental, a Fibrenamics decidiu alargar a iniciativa ao Arquipélago dos Açores, com intuito de sensibilizar a comunidade açoriana para a questão da sustentabilidade, de forma a criar uma cadeia de desenvolvimento de produtos que permita dar uma segunda vida aos resíduos gerados na região.

Fibrenamics Azores/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top