Filme “A Viagem Autonómica” exibido no Circuito de Cinema Escolar – Açores 2014

O filme “A Viagem Autonómica” vai estar em exibição, entre 23 e 28 de outubro, nas escolas básicas integradas e secundárias da ilha Terceira, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo dos Açores.

Estas exibições integram-se no Circuito de Cinema Escolar – Açores 2014, um projeto que teve início em meados de setembro e abrange as 40 unidades orgânicas do sistema educativo regional.

Para além do caráter pedagógico, neste circuito, que se prolonga até 13 de novembro, procura-se divulgar junto de um público mais jovem a História da Autonomia dos Açores.

Na ilha Terceira, “A Viagem Autonómica” será exibida quinta-feira, 23 de outubro, nas escolas secundárias Jerónimo Emiliano de Andrade, pelas 10h15, e Tomás de Borba, pelas 14h00.

No dia seguinte, o filme será apresentado nas escolas básicas e integradas de Angra do Heroísmo, pelas 10h15, e Francisco Ferreira Drummond, pelas 14h00.

No dia 27 de outubro, este filme da produtora açoriana Ventoencanado será exibido na Escola Secundária Vitorino Nemésio, pelas 10h15, e na Escola Básica e Integrada da Praia da Vitória, às 14h00.

No dia seguinte, pelas 10h15, será projetado na Escola Básica e Integrada dos Biscoitos.

O filme “A Viagem Autonómica” retrata as aventuras de um jovem açoriano, Gonçalo Cabral, interpretado pelo ator Frederico Amaral, que escolhe a Autonomia dos Açores como tema para a peça final do curso de teatro.

Neste contexto, o jovem parte numa viagem à procura das figuras, dos documentos e das instituições que definiram os momentos fundamentais da construção do regime autonómico nos Açores.

De mochila às costas e acompanhado pela sua velha “Vespa”, percorre as nove ilhas do arquipélago, consultando arquivos, protagonistas e especialistas.

“A Viagem Autonómica” constrói um retrato do que foi e do que é hoje viver nos Açores, sendo um roteiro geográfico e sentimental de um jovem à procura da história da sua terra, da identidade coletiva e da definição de Açorianidade.

Desde 15 de setembro e até 25 de novembro, o produtor e realizador do filme, Filipe Tavares, está a percorrer as escolas da região, apresentando o filme e realizando um debate em torno de questões sobre a história da Autonomia.

As escolas que acolhem o Circuito de Cinema Escolar – Acores 2014 recebem como oferta um conjunto (DVD/Livro) “A Viagem Autonómica”, para que a História da Autonomia dos Açores por ser partilhada e vista por todos os alunos.

Paralelamente, decorre um passatempo aberto a todos os alunos nas páginas do projeto, nos endereços eletrónicos www.facebook.com/autonomiafilme e www.facebook.com/cinemaarlivreacores.

GaCS

Deixe uma resposta