Home / Destaque / Fique a conhecer os principais investimentos que o Governo Regional pretende realizar em 2018 na ilha de São Jorge
Fique a conhecer os principais investimentos que o Governo Regional pretende realizar em 2018 na ilha de São Jorge

Fique a conhecer os principais investimentos que o Governo Regional pretende realizar em 2018 na ilha de São Jorge

No que concerne a obras e investimentos concretos para a ilha de São Jorge, plasmados no Plano e Orçamento da Região para 2018 na secção da “Desagregação por Entidade Proponente” as obras que contam com uma verba maior são aquelas que já transitam do ano anterior e que se preveem, segundo o Governo Regional, que fiquem concluídas durante o próximo ano. São obras como a Construção das novas instalações da EBS da Calheta com uma dotação superior a cinco milhões de euros (5.223.451) ou o Porto das Velas que conta com uma verba inscrita para 2018 acima dos quatro milhões de euros (4.520.000). Deste leque faz ainda parte a Beneficiação de Infraestruturas do Centro de Saúde da Calheta com pouco mais de um milhão de euros plasmado no Plano (1.026.522). Já para o Centro de Saúde das Velas há um investimento previsto de 800 mil euros em 2018.

Excetuando estes há novidades nos investimentos previstos para São Jorge no que toca a obras concretas. Há uma verba de quase três milhões de euros para o Museu Francisco de Lacerda (2.968.500) e um montante inscrito nos documentos em causa superior a 1,5ME para a Melhoria das condições operacionais e de segurança do Porto de Pescas do Topo (1.869.415).

A Eletrificação da Caldeira de Santo Cristo é outra das novidades no Plano da Região para 2018, especificamente no que concerne à ilha de São Jorge, com uma verba inscrita pouco superior a um milhão de euros(1.115.000).

Relacionado também com a Fajã de Santo Cristo, há também um montante de 390 mil euros para a Recuperação de trilhos e infraestruturas de apoio da Fajã de Santo Cristo.

Para os Circuitos Logísticos Terrestres de Apoio ao Desenvolvimento de São Jorge está inscrita uma verba superior a um milhão de euros (1.464.000), enquanto que para a Beneficiação de Pavimentação de Estradas Regionais na ilha está disponível um montante pouco acima dops 268 mil euros (268.318)

Para o Porto da Calheta estão plasmados 156.210€.

No próximo ano está também prevista a Requalificação do CAO da Calheta com um valor de 75 mil euros inscritos no Plano de Investimentos.

Já para o Aeródromo de São Jorge a verba prevista para 2018 é de 63.744€, no âmbito das Infraestruturas e Equipamentos Portuários e Aeroportuários.

O Plano e Orçamento para a Região está a ser debatido esta semana no Parlamento dos Açores e será votado na quinta-feira num dia onde os trabalhos parlamentares se estendem, habitualmente, pela madrugada.

Liliana Andrade/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top