Home / Açores / Foca cinzenta tem sido avistada em zonas costeiras do Faial e Pico
Foca cinzenta tem sido avistada em zonas costeiras do Faial e Pico

Foca cinzenta tem sido avistada em zonas costeiras do Faial e Pico

A Direção Regional dos Assuntos do Mar e a Autoridade Marítima local têm acompanhado há já vários dias a presença de uma foca cinzenta (Halichoerus grypus) juvenil, nas águas das Ilhas do Triângulo, em especial no Faial e no Pico.

O aparecimento de focas nas ilhas dos Açores, ainda que pouco frequente, não é inédita. Os juvenis desta espécie, que ocorre na Europa e na América do Norte, perdem-se das suas colónias e dos seus grupos e são dispersos por correntes e tempestades para fora da sua área de distribuição, chegando, por vezes, às costas das ilhas dos Açores.

Trata-se duma espécie que não se considera em risco, que é capturada em alguns países do norte da Europa e que tem populações em crescimento em ambos os lados do Atlântico.

O exemplar em causa encontra-se desde domingo no porto das Lajes do Pico, podendo a qualquer momento partir para outras paragens.

Solicita-se à população em geral e à comunidade marítima em particular que se abstenham de interferir com a sua presença.

Tratando-se dum animal selvagem, a reacção à proximidade do ser humano, além de desconhecida, pode ser perigosa, considerando que as focas podem morder.

Saliente-se ainda que a interferência humana pode afetar o bem-estar do próprio animal.

A Direção Regional dos Assuntos do Mar e a Autoridade Marítima local continuarão a monitorizar, dentro das suas capacidades, a evolução desta situação.

CPH/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top