Home / Destaque / Foca encontrada no Topo esta segunda-feira já foi recolhida e será levada para o seu habitat natural (c/áudio)
Foca encontrada no Topo esta segunda-feira já foi recolhida e será levada para o seu habitat natural (c/áudio)

Foca encontrada no Topo esta segunda-feira já foi recolhida e será levada para o seu habitat natural (c/áudio)

Foi logo pela manhã de segunda-feira que os pescadores do Topo se depararam com uma foca na rampa de varagem do Porto daquela freguesia.

Depois de através de uma publicação na rede social do Facebook a junta de freguesia ter divulgado a situação e tendo em conta a popularidade dessa mesma publicação, a Junta de Freguesia achou por bem contactar com as autoridades competentes na matéria, entrando então em contacto com os Serviços de Ambiente da Ilha, que por sua vez  contactaram a Direção Regional dos Assuntos do Mar.

Mais tarde e através da mesma rede social, a Junta de Freguesia informou que a foca foi recolhida na noite desta segunda-feira por um biólogo marinho da Direção Regional dos Assuntos do Mar, que se fez deslocar propositadamente da Horta à Freguesia do Topo para esse efeito.

Em entrevista à RL Açores, Lizandro Bettencourt, o presidente da Junta de Freguesia, explicou como se procedeu toda a  situação.

 

Sobre o destino da foca, o presidente da Junta adianta a informação que lhe foi transmitida pelo biólogo da Direção Regional dos Assuntos do Mar, referindo que segundo o que lhe foi dito a foca vai esta quarta-feira para Lisboa seguindo para Quiaios na Figueira da Foz onde será reabilitada no C.R.A.M, (centro de reabilitação de animais marinhos), onde mais tarde será levada por um bacalhoeiro para ser largada no seu habitat natural.

Ao que tudo indica trata-se da mesma foca que esteve também recentemente nas Lajes do Pico.

Para o Presidente da Junta de Freguesia do Topo, o dia de ontem foi uma espécie de romaria ao porto da freguesia, com a  foca sempre sob o olhar curioso dos populares, que, de acordo com Lizandro Bettencourt, souberam cumprir as regras de segurança já antes transmitidas pela autoridade marítima.

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografia: ©Freguesia do Topo

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top