Home / Destaque / “Forças vivas” de S.Jorge fazem-se ouvir em debate promovido pelo PSD Açores
“Forças vivas” de S.Jorge fazem-se ouvir em debate promovido pelo PSD Açores

“Forças vivas” de S.Jorge fazem-se ouvir em debate promovido pelo PSD Açores

O presidente do PSD Açores, Duarte Freitas, esteve presente esta terça-feira em São Jorge onde reuniu com algumas das “forças vivas” da ilha, nomeadamente a Associação de Pescadores, Associação de Agricultores e Núcleo Empresarial, contando ainda com a presença de uma assistência que se fez ouvir igualmente, naquela que foi uma reunião onde se debateram os principais problemas e dificuldades jorgenses.

Esta iniciativa social-democrata tem como objetivo proceder a uma análise da realidade económica e social da região e preparar a discussão do orçamento regional para o próximo ano.

Duarte Freitas afirmou que esta foi uma reunião “extraordinariamente proveitosa”, três horas de debate que marcaram o início desta presidência aberta que permite às pessoas falarem sobre as dificuldades da sua terra.

“Tivemos uma reunião com muita gente a intervir, tivemos três horas de debate, foi altamente proveitoso e sinaliza, de facto, que este é o caminho de dar oportunidade às pessoas para poderem falar sobre as dificuldades da sua terra e connosco identificar o que está a correr menos bem e também tentar apontar quais serão os caminhos para o futuro”, frisou o presidente do PSD Açores.

Duarte Freitas acrescentou ainda que “é com as pessoas que queremos construir um caminho alternativo para estas mesmas pessoas”.

Por seu turno, António Laureno, presidente da Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge, mostrou-se satisfeito com esta iniciativa do PSD, revelando que independentemente do e qual seja o partido político está sempre disponível para dialogar em prol da Associação.

“Tudo o que traga uma luz ao fundo do túnel é importante para qualquer Associação e acho que tudo o que seja construtivo e venha trazer coisas boas é importante”, afirmou António Laureno.

O presidente da Associação de pescadores mostrou ainda o seu descontentamento quanto à parte designada ao setor das peças no plano e orçamento regional para 2015, afirmando que o setor das pescas em São Jorge merecia ser olhado de diferente maneira por parte do Governo Regional.

João Sequeira, presidente da Associação de Agricultores de São Jorge, também considerou que se debateram temas muito importantes, apesar de não se ter centrado apenas na parte agrícola.

“Debateram-se aqui temas muito importantes, mesmo a nível interno da ilha de São Jorge, como as pessoas tratam e olham os problemas”, referiu. Na parte da agricultura também se falou “em alguns pontos que estão a afligir os lavradores, mas o debate também não foi propeiamente nesse sentido”, tendo sido igualmente importante no sentido de se ter “discutido como se vai mudar o funcionamento de tudo, na agricultura como também no turismo”.

 João Sequeira acrescentou ainda que se deviam fazer mais reuniões deste género mesmo com outros partidos políticos, de maneira a explanar as principais dificuldades da ilha.

De salientar que esta iniciativa do PSD Açores irá percorrer todas as ilhas dos Açores, de maneira a aproximar o diálogo e a que os sociais-democratas percebam o que se passa em cada uma das ilhas e possam intervir com conhecimento de causa aquando da discussão do Plano e Orçamento da Região para 2015.

Liliana Andrade/RL Açores

 

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top