Home / Cultura / Germano Matos dos Santos e Nelson Ponta Garça, duas gerações de emigrantes, homenageados pela autarquia das Velas (c/áudio)
Germano Matos dos Santos e Nelson Ponta Garça, duas gerações de emigrantes, homenageados pela autarquia das Velas (c/áudio)

Germano Matos dos Santos e Nelson Ponta Garça, duas gerações de emigrantes, homenageados pela autarquia das Velas (c/áudio)

Foi há mais de 30 anos que Germano Matos dos Santos regressou a São Jorge, depois de ter estado emigrado em Angola. Trouxe consigo uma grande novidade – o Supermercado. E depois do supermercado vieram vários negócios, desde o gado à restauração.

Neste dia de São Jorge em que foi homenageado pela autarquia velense, Germano Matos dos Santos estava visivelmente emocionado e muito feliz com esta homenagem, tal como referiu em entrevista à RL Açores no final da cerimónia.

Nelson Ponta Garça, de uma outra geração, nasceu na América, regressou a São Jorge com os pais quando ainda era criança e, mais tarde, regressou à América, onde se tornou um empresário no ramo das produções audiovisuais, formando a NPG Productions. Recentemente regressou a São Jorge, onde já inauguro um estúdio de Multimédia. Tudo factos que o levaram a ser agraciado com a Medalha de Prata do Município das Velas neste 23 de Abril.

Para Nelson, o mais difícil é ser reconhecido na sua terra, por isso o orgulho era ainda maior neste dia, esperando que muitos se revejam neste seu percurso.

Ficou ainda da parte de todos os intervenientes nesta sessão solene uma palavra de reconhecimento pela coragem e ousadia de muitos emigrantes, seja dos que regressam ou não, mas que mesmo longe nunca esquecem a terra que os viu nascer.

 

 

 

 

 

Liliana Andrade/RL Açores

Fotografias: ©CMV

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top