Açores

Governo aposta no reforço da competitividade da Agricultura, garante Vasco Cordeiro

O Governo dos Açores está determinado em continuar a apoiar as associações de produtores e as cooperativas agrícolas de toda a Região, no sentido de as dotar das ferramentas necessárias para que possam concretizar os objetivos dos seus associados, garantiu esta quarta-feira Vasco Cordeiro.

“No âmbito do apoio, quer às associações de produtores, quer às cooperativas, há uma atenção muito cuidada e muito particular da parte do Governo, sobretudo nas áreas que permitem dotar estas organizações com as ferramentas necessárias para que possam seguir o seu caminho e concretizar os seus objetivos que, no fundo, são os objetivos de cada um dos seus associados”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro falava na inauguração, no âmbito da visita estatutária à ilha das Flores, do caminho rural dos Cedros/Tapada Nova, depois de também ter visitado as obras que estão a decorrer de construção do sistema de abastecimento de água à pecuária, investimentos superiores a meio milhão de euros.

Segundo disse, a prioridade do Governo no apoio a estas organizações agrícolas estende-se a toda a Região e, no caso particular das Flores, materializou-se com a aprovação, esta terça-feira, em Conselho do Governo, do reforço do apoio técnico à Cooperativa Ocidental.

“Esse apoio técnico destina-se, exatamente, a ajudar nas áreas da gestão para que essa cooperativa possa seguir o seu caminho e possa, no fundo, retomar o trajeto que sirva os objetivos da lavoura da ilha das Flores e do setor agropecuário regional”, salientou Vasco Cordeiro.

Na sua intervenção, o Presidente do Governo assegurou, por outro lado, que o Executivo Açoriano continua também determinado em reforçar a competitividade das explorações agrícolas de toda a Região, através de investimentos que permitam aos agricultores ficar melhor servidos ao nível dos acessos e do fornecimento de água e de energia elétrica às suas explorações.

“Essa é uma das áreas em que o Governo dos Açores tem tido uma intervenção muito significativa e que continuará ter” nos próximos anos, desde logo ao abrigo do Quadro Comunitário de Apoio que vai vigorar até 2020, garantiu o Presidente do Governo.

“Se tivermos presente a extensão de caminhos rurais e florestais que existem nos Açores – mais de 1.400 quilómetros – temos bem a noção da importância que os investimentos que têm sido realizados, e que continuarão a ser, nesta rede de caminhos assume para o setor agropecuário das nossas ilhas”, frisou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, a competitividade deste setor e o facto de ser, cada vez mais, um contribuinte para o desenvolvimento da Região tem sido uma realidade, não através do trabalho isolado de cada um, mas sim através da parceria que se forma entre o Governo, a produção, a transformação e a comercialização, tendo sempre como objetivo a qualidade.

“É o bom resultado desta parceria que acaba, também, por contribuir para o bom resultado da Agricultura dos Açores”, afirmou.

A empreitada de abastecimento de água à pecuária nos Cedros vai beneficiar cerca de 30 explorações, distribuídas por mais de 180 hectares, enquanto a beneficiação do Caminho Rural dos Cedros, com uma extensão superior a dois quilómetros, vai beneficiar perto de 25 produtores.

GaCS/RL Açores

Comment here