Home / Açores / Governo dos Açores abre candidaturas ao SAFIAGRI III para apoiar encargos dos agricultores
Governo dos Açores abre candidaturas ao SAFIAGRI III para apoiar encargos dos agricultores

Governo dos Açores abre candidaturas ao SAFIAGRI III para apoiar encargos dos agricultores

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional dos Desenvolvimento Rural, abriu, até 11 de junho, o primeiro período de candidaturas ao SAFIAGRI III, uma medida aprovada pelo Conselho de Governo que se destina a compensar os encargos financeiros bancários relativos a empréstimos aplicados em investimentos nas explorações agrícolas.

De acordo com a Portaria conjunta com a Vice-Presidência publicada em Jornal Oficial, esta linha de apoio prevê a comparticipação em 30% dos encargos bancários com juros e imposto de selo e abrange financiamentos vigentes ou contraídos entre julho de 2014 e junho de 2017.

O Governo dos Açores contribui, assim, para atenuar os encargos mensais das explorações agrícolas, especialmente das agropecuárias, numa altura em que os rendimentos baixaram em consequência do contexto internacional.

O SAFIAGRI III abrangerá um volume de empréstimos máximo de cerca de 80 milhões de euros e, para efeitos de candidatura, existem duas fases, consoante o período de juros a que se referem.

A primeira fase destina-se a encargos suportados entre 1 de julho de 2014 e 31 de dezembro de 2015, enquanto a segunda fase é para encargos suportados entre 1 de janeiro de 2016 e 30 de junho de 2017.

O prazo para apresentação das candidaturas desta primeira fase decorre até 11 de junho e o da segunda vai decorrer entre 1 de julho a 31 de julho de 2017.

O pagamento do apoio relativo à primeira fase será efetuado no ano em curso e o da segunda fase em 2017.

A apresentação da candidatura é efetuada por via eletrónica, no sistema de informação GestPDR, em http://gestpdr.azores.gov.pt, podendo os interessados obter mais informações junto dos serviços oficiais.

GaCS/RL Açores

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top