Governo dos Açores apoia APADIF para criação de ATL inclusivo na Horta

O Governo dos Açores assinou hoje, na Horta, uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF) que permitirá a abertura de um Centro de Atividades de Tempos Livres com capacidade para 40 crianças dos 3 aos 18 anos, dotado de todas as condições necessárias para acolher crianças com deficiência.

“Alvo de um apoio do Governo dos Açores que ronda os 76 mil euros anuais, esta é já a terceira experiência piloto que celebrámos em parcerias semelhantes com a Associação Cristã da Mocidade, da ilha Terceira, e com a Casa do Povo de Água de Pau, em São Miguel, para a criação de valências com as mesmas caraterísticas”, afirmou a Secretária Regional da Solidariedade Social, em declarações à margem da cerimónia de assinatura do protocolo.

Andreia Cardoso reconheceu que se trata de uma reivindicação “mais do que legítima por parte dos pais e das crianças que não se enquadram no público-alvo dos ATL tradicionais”.

“Preconizamos um sistema de educação inclusivo, trabalhamos no sentido do sucesso das nossas crianças e jovens e assumimos esse compromisso desde o primeiro dia de trabalho”, frisou a governante, assegurando que “a determinação do Governo dos Açores ganha corpo em dias como o de hoje e em atos como este”.

A instalação desta nova resposta social foi também tornada possível através da colaboração do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Angústias, que cedeu o edifício onde esta valência será criada.

GaCS/RL Açores

Deixe uma resposta