Home / Açores / Governo dos Açores aposta na sustentabilidade do turismo subaquático, afirma Brito e Abreu
Governo dos Açores aposta na sustentabilidade do turismo subaquático, afirma Brito e Abreu

Governo dos Açores aposta na sustentabilidade do turismo subaquático, afirma Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou hoje, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores tem promovido a “sustentabilidade do turismo subaquático” no arquipélago, lembrando que a ilha de Santa Maria possui mais de 80 hectares de área dedicada à conservação dos recursos pesqueiros.

Fausto Brito e Abreu falava à margem de uma visita a algumas das áreas de reserva à pesca ao redor desta ilha, onde foram instaladas quatro boias de amarração, num investimento superior a 35 mil euros.

O Secretário Regional do Mar afirmou que a colocação das boias era uma aspiração da Associação dos Operadores de Mergulho dos Açores (AOMA), acrescentando que “o objetivo é marcar visualmente as áreas protegidas, evitando fundeamentos, que destroem os fundos submarinos, e facilitando as operações marítimo-turísticas”.

Brito e Abreu referiu ainda que as boias de amarração, que foram colocadas nas baixas do Ambrósio, da Pedrinha e da Maia e também no Ilhéu da Vila, “facilitam a fiscalização a partir de terra”.

Nesse sentido, recordou também que foram instaladas quinta-feira duas câmaras de videovigilância nas baixas da Pedrinha e da Maia.

“As áreas de reserva à pesca funcionam como maternidade para várias espécies marinhas, contribuindo para aumentar a disponibilidade dos recursos e, com isso, o rendimento na pesca”, frisou.

Para o Secretário Regional, a criação de áreas marinhas protegidas representa “um sinal claro da maturidade do setor das pescas nos Açores”, salientando que “poderá atrair investigadores, mergulhadores, turistas e visitantes, criando novas oportunidades de rendimento alternativo à pesca”.

GaCS

About admin

Leave a Reply

Scroll To Top